Acolhimento nas Ruas

O Programa Corra pro Abraço realiza oficinas de arte-educação, com técnicas de teatro e música, oficinas de leitura e escrita, atividades esportivas, acesso a bens culturais e participação política, em cenas de uso de drogas, no intuito de ocupar o espaço público, visando a atenção para a degradação desses territórios e para as condições de vida dessa população. Simultaneamente, as equipes multiprofissionais ofertam aos beneficiários orientação em redução de danos, qualificação profissional e encaminhamentos a serviços das redes de atenção (saúde, educação, assistência social e justiça), acompanhamento longitudinal dos casos e distribuição de insumos.

Em Salvador, o trabalho está nas ruas nas modalidades de Campo e de Extensão, em que circunscreve as localidades do Aquidabã, Piedade e Gamboa, com alcance a mais 25 microrregiões do Centro Histórico da capital baiana, localizadas nas regiões do Comércio, Pelourinho, Baixa dos Sapateiros, Gravatá, Sete Portas e Campo da Pólvora. Além disso, o trabalho é composto pelas Unidades de Atendimento na Rua (UARs), distribuídas no Largo dos Mares e na Praça dos Veteranos da Barroquinha.

Nesse percurso, são realizadas intervenções e articulações diversas, sempre com o objetivo de ampliar a capilaridade da ação no território. Além de intervenção e promoção de encontro com os sujeitos que estão em situação de rua e não querem, não conseguem ou não podem participar dos grupos nas praças ou na sede, busca-se também articulação com as lideranças comunitárias e demais pessoas que habitam o mesmo território e que podem colaborar na compreensão do contexto.