Formação para a Juventude

O trabalho do Corra Juventude é guiado por uma formação cidadã composta por duas linhas que se complementam nas metodologias e conteúdos. No âmbito da formação sociopolítica, voltada para o desenvolvimento pessoal e social, os grupos conhecem e discutem temáticas, como cidadania e direitos humanos, políticas públicas, gênero e sexualidade, relações étnico-raciais, uso de drogas e redução de danos, acesso à justiça e violência, planejamento familiar, organização financeira, relações interpessoais e outros.

Já eixo de formação em arte-educação e outras práticas pedagógicas integrativas trabalha variadas linguagens de expressão através da comunicação, com aulas de vídeo, fotografia, design gráfico e rádio, facilitados pela parceria com a Cipó – Comunicação Interativa, instituição com dezoito anos de atuação na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Todo conteúdo programático é apresentado e discutido inicialmente com os jovens, que sugeriram novas temáticas e abordagens prontamente incorporadas ao planejamento. Como forma de incentivo e apoio para continuidade na formação, os jovens recebem uma ajuda de custo mensal que está diretamente atrelada à sua frequência nas atividades.

O Núcleo Juventude do Programa começou sua atuação no início de 2017, em Lauro de Freitas, no bairro de Itinga – o maior do município, com cerca de 80 mil habitantes. Hoje presente em Salvador, quatro bairros passaram a receber o trabalho específico com juventudes – Fazenda Coutos, Boqueirão/Nordeste de Amaralina, Plataforma e Beiru/Tancredo Neves, em que também são ofertados cursos profissionalizantes.