Unidades de Apoio na Rua

As Unidades de Apoio na Rua (UARs) funcionam como um local de referência na rua tanto para as equipes – do Corra e de outros parceiros da rede que atuam no entorno, quanto para pessoas expostas a diversos fatores de risco – como exploração sexual, abandono escolar, falta de acesso a bens sociais, culturais e econômicos, desemprego e saúde precária, oferecendo oportunidades de convivência, estimulando a participação e potencializando o cuidado. As UARs também figuram como um local que garante maior segurança ou mesmo privacidade para situações em que um usuário se encontra sob pressão, tensão ou crise, ou, ainda, quando busca uma conversa individual com a equipe, afastando-se do movimento das ruas e seus pares.

Entre um atendimento e outro, acontecem oficinas de cuidado e autocuidado e, durante a distribuição dos insumos, os técnicos aproveitam para explorar temas de relevância para o bem estar. Com a oferta de água mineral, é abordada a importância da hidratação, inclusive durante os momentos em que se consome bebida alcoólica; a oferta de preservativos garante o ganho do diálogo sobre saúde sexual; já o sabonete e o barbeador estimulam a reflexão conjunta a respeito da higienização pessoal. De forma sutil e não invasiva, a equipe consegue tocar em assuntos de extrema importância para cuidado e saúde em contextos de vulnerabilidade.

Fonte: ARAÚJO, Edgilson; SAAD, Luisa. TOURINHO, Denise; SILVA, Emanuelle; CALMON, Trícia. Outros Caminhos são Possíveis: Corra pro Abraço: ação pública de redução de riscos e danos para populações vulneráveis. Salvador: Comunidade Cidadania e Vida, 2019.