Corra pro Abraço participa de ações da Iniciativa Negra no Pelourinho

O Corra pro Abraço, programa vinculado à Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), participou, neste sábado (6), no Centro Histórico de Salvador, de uma roda de conversa com temas como autocuidado, redução de danos e política sobre drogas.

A ação fez parte do Festival Pega a Visão, realizado pela Iniciativa Negra, que teve como objetivo promover a prática do chamado “autocuidado radical”, ampliar o debate sobre segurança pública e as políticas sobre drogas no país, além de incentivar a arte produzida pela juventude negra na Bahia.

Atividades culturais integraram a programação, na Praça Tereza Batista, quando também foram distribuídos kits de redução de danos contendo água, preservativos, dentre outros itens.

De acordo com o superintendente da Suprad, Gabriel Oliveira, o Corra pro Abraço é um parceiro no cenário que envolve diversão, arte e cultura. “O principal debate é sobre o cuidado, a prevenção e o uso problemático de substâncias. O Corra veio para atender e dialogar com as pessoas sobre as ações envolvidas com a política de redução de danos”, ressaltou.

Dudu Ribeiro, cofundador da Iniciativa Negra defendeu a inserção dos jovens nos espaços culturais. “As pessoas que estão aqui representam os bairros com percursos da sobrevivência e da política de paz. Precisamos pensar em existir e não somente em resistir”, destacou.

Para o redutor de danos Abraão Gênesis, o Corra pro Abraço atua como uma importante ferramenta para a garantia de direitos à população que está em situação de vulnerabilidade. “O programa é uma mãe para as pessoas que são empurradas pela sociedade para a margem, principalmente as que estão em situação de rua”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>