Articulação do Corra pro Abraço com Projeto Recomeçar promove inserção de assistides no mercado de trabalho

A qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho sempre foram um dos maiores desafios do público assistido pelo Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Os estigmas, a baixa escolaridade e a negação de direitos sempre foram obstáculos para a empregabilidade das populações vulnerabilizadas. Neste sentido, uma parceria articulada junto ao Projeto Recomeçar, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), vem ampliando as perspectivas dos e das assistidas do Corra com a oferta de cursos de qualificação profissional em diversas áreas.

“A população em situação de rua é em sua maioria jovens, que têm escolaridade muito baixa. Então, a demanda de geração de renda sempre gritou. Os cursos profissionalizantes foram um caminho dentro da estratégia do programa para fortalecer uma retomada da escolaridade e engajamento no mundo do trabalho.”, explica Frank Ribeiro, coordenador geral do Corra. A estratégia dos cursos profissionalizantes, a partir da demanda dos assistidos e das assistidas, vem sendo construída desde 2016 com oferta de cursos de Redução de Danos, Economia Solidária, Barbearia e Estética Afro. A parceria com a SETRE viabilizou sete turmas em cursos de diversas áreas profissionais, bem como oficinas e processos formativos.

O Projeto Recomeçar tem articulado parcerias com serviços da rede de atenção e cuidado às populações urbanas vulnerabilizadas, como o Centro de Referência de Assistência Social e o Centro Juvenil de Ciência e Cultura.“ O grande diferencial desse projeto é olhar para população vulnerável, que por vezes não se encaixa dentro dos projetos de qualificação profissional que já vinham com uma série de exigências”, aponta Frank. “Essa articulação foi fundamental, pois pensar processos de inclusão laboral para populações urbanas vulnerabilizadas é avançar nessas rupturas de barreiras para entrada efetiva no mercado”, completa Luciana Rocha, coordenadora pedagógica do Corra pro Abraço.

Neste ano, o projeto promoveu junto ao Corra um curso de Redução de Danos e Referência de Campo, dois cursos de Economia Solidária, sete cursos de qualificação profissional em Barbearia, Confecção de Bijuterias, Trançados e Penteados, Elétrica Básica e outros, além de sete Oficinas de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho Decente. A parceria foi viabilizada através do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (FUNTRAD), um instrumento que visa colaborar para realizações de ações de qualificação para um trabalho digno e adequadamente remunerado. O Fundo foi acionado pela SETRE com objetivo de fomentar projetos de qualificação da população para uma maior inserção laboral.

Os cursos realizados pelo Projeto Recomeçar em parceria com o Corra pro Abraço  foram pensados de acordo com o projeto político-pedagógico do programa, trabalhando metodologias como a Redução de Danos e Economia Solidária, por meio da articulação em rede.“O Projeto Recomeçar foi pensado levando em consideração as experiências do Programa Corra pro Abraço ao longo dos últimos anos tanto no campo da Economia Solidária, com as Oficinas de Economia Solidária que já aconteciam no Corra, assim como as ações pautadas na Redução de Danos nessa concepção ampliada, trazendo para o centro o cuidado com as pessoas, o acesso e garantia de direitos”, ressalta Luciana.

O Curso de Qualificação Profissional em Confecção de Bijuterias, por exemplo, realizado de agosto a outubro deste ano, fez parte dos processos formativos em Economia Solidária, uma metodologia do Corra pro Abraço, como forma de promover a autonomia dos sujeitos em situação de vulnerabilidade na gestão de recursos humanos e naturais. “ A gente não pode perder de vista que Salvador lidera o desemprego no país. Então, a estratégia é oferecer qualificação profissional, mas com a falta de vaga de trabalho, uma alternativa é pensar na autonomia. Eles também podem ser empreendedores, trabalhar em grupos, colaborar uns com os outros”, completa Frank.

A parceria alcançou um nível elevado de permanência e vinculação, com a certificação profissional de mais de 70% dos participantes, com acompanhamento por equipe técnica multiprofissional do Corra.

A realização de cursos e oficinas tem sido uma estratégia central do Programa Corra pro Abraço, uma ação pública do Governo da Bahia, vinculado à Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis. Nos últimos anos, o Corra formou um total de 115 turmas, com aproximadamente  2.600 participantes em cursos profissionalizantes. O desafio de garantir direitos, cidadania e inserção no mercado de trabalho para populações que vivem em extrema vulnerabilidade é um trabalho que só pode ser efetivo pensando em redes e parcerias que possam ampliar e fortalecer esse cuidado.