Boletim de Ações do Programa Corra pro Abraço – Novembro de 2021

A intensificação da agenda do combate ao racismo marcou o mês de novembro nas ações do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia. Além do dia a dia de promoção de cuidados, direitos e redução de danos nos territórios de Salvador, uma extensa agenda de arte e cultura fomentou o debate em torno da Consciência Negra e promoção da igualdade racial.

Uma parceria do Corra pro Abraço com agências das Nações Unidas (Unicef, UNFPA, UNODC), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi) e a Secretaria Municipal de Reparação de Salvador (Semur), viabilizou a realização de um conjunto de atividades em torno dos 20 anos da Conferência de Durban, marco internacional da luta por combate ao racismo. Rodas de conversa, oficinas e quatro dias de intervenções urbanas no Aquidabã e Beiru/Tancredo Neves levou através do grafite, da poesia e do RAP para pessoas em situação de rua e jovens periféricos a importância do legado de Durban para a luta por direitos hoje.

Outras atividades elaboradas pela equipe de Arte-Educação do Corra lançaram luz sobre a pauta. Oficinas e rodas para discutir a musicalidade dos ritmos africanos e afrobrasileiros levaram alegria, memória e reconhecimento para os territórios do Aquidabã, Piedade e Água de Meninos.

Aconteceram também as gravações do mini documentário do projeto “Pega Visão na Pandemia”, iniciativa contemplada pelo edital Tessitura da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia, que irá contar a história de vida de algumas pessoas acompanhadas pelo programa.

As equipes multiprofissionais do Corra realizaram 2801 atendimentos, com 341 encaminhamentos para a efetivação de direitos nas áreas de Saúde, Justiça e Assistência Social, nos territórios do Comércio, Gravatá, Aquidabã, Piedade, Água de Meninos, Gamboa, Pela Porco, Ladeira da Fonte das Pedras e Largo dos Mares. Neste período um total de 1168 kits-lanche e 945 máscaras também foram distribuídos. As audiências de custódia voltaram acontecer presencialmente na Vara e a equipe do Corra segue atuando na unidade das 8h às 17h.

Também aconteceram atendimentos aos jovens acompanhados pelo Corra Juventude no Beiru, em Fazenda Coutos, no Boqueirão e em Plataforma, com visita domiciliar e articulação em rede. Uma atividade coletiva de capacitação em Fotografia foi ofertada para jovens iniciantes na linguagem fotográfica. A juventude do Corra participou, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, do Festival Viva, com discussões sobre arte, música e protagonismo das juventudes negras.

O mês foi finalizado com chave de ouro, através de uma parceria com a Cruz Vermelha, com uma ação de combate à insegurança alimentar aprofundada pela pandemia, onde 120 pessoas acompanhadas pelo Corra pro Abraço foram contempladas com um cartão-alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>