“Nos ciclos de vida, recomeço”. Esse foi o mote das atividades de arte-educação realizadas durante o mês de janeiro com os e as assistidas do Corra pro Abraço, pessoas em contextos de vulnerabilidade social. Diante do novo surto de Covid-19, as propostas de interação foram adaptadas, junto à intensificação dos protocolos de prevenção. As atividades ocorreram de maneira cíclica em cada território (Piedade, Aquidabã e Água de Meninos), com o acompanhamento das demandas para garantia de direitos.
A equipe de arte-educação do Corra estimulou a criatividade junto aos grupos na atividade “Atuando de Verdade”, que consiste em uma dinâmica com a leitura de notícias de jornais sobre o contexto atual da pandemia, bem como da atuação do Corra na articulação em rede. A partir disso, os e as assistidas criaram cenas que representassem as notícias e seu impacto na vida cotidiana do território. Na oportunidade, as pessoas foram orientadas sobre a importância de completar o esquema de vacinação contra a Covid-19.
O trabalho com corpo está presente nas dinâmicas realizadas, seja nas práticas de alongamento ou em dinâmicas como o Girando a Bola na Roda. Diante do novo surto de Covid-19 em Salvador , a bola utilizada na brincadeira foi substituída por um recipiente com álcool em gel, de forma que cada pessoa assistida pôde se higienizar durante a atividade. A estratégia de arte-educação do Corra cumpre o papel de, através da ludicidade, consolidar o vínculo do Programa com grupos em situação de extrema vulnerabilidade, para a redução dos riscos e danos físicos e sociais, com acompanhamento psicossocial, promoção de um acolhimento integrado e garantia de direitos.
O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).