CORRA PRO ABRAÇO DEBATE “DIREITO AO TERRITÓRIO” EM CAPACITAÇÃO DE REDUÇÃO DE DANOS

Discutindo “Direito ao território: gentrificação, disputas e resistências”, o Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), abre inscrições para o quinto módulo de Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis. A formação será realizada no dia 08/10 de 14h às 17h, com encontro inicial síncrono e atividades assíncronas.

O módulo analisa o direito aos territórios urbanos, rurais e tradicionais das populações em vulnerabilidade social, reconhecendo suas resistências e debatendo os processos históricos de criminalização, gentrificação e uso dos espaços públicos. A formação ainda debate as estratégias de resistência e articulações de movimentos sociais junto às instituições no enfrentamento de opressões.

Esta edição tem como convidadas(os) Sandra Carvalho, bacharel em serviço social pela Universidade Católica de Salvador e mestre em política social e cidadania, atualmente coordena o Grupo de Estudos sobre a População em Situação de Rua, vinculado ao Núcleo POP RUA e Defensoria Pública Estadual de Direitos Humanos da Bahia, Hugo Dantas, assistente social, trabalhou na Central Integrada de Alternativas Penais-CIAP como assistente social, atua como apoiador do MNPR-BA, membro do Coletivo Antirracista Maria Lúcia. Também participa Juliana Vaz, graduanda em serviço social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenadora da Coordenação de Articulação das Comunidades Quilombolas do Brasil (CONAQ) e liderança quilombola da comunidade Araçá Cariacá, de Bom Jesus da Lapa (Bahia). O encontro ainda conta com intervenção artística de Luísa Cardoso, poetisa e estudante do Instituto Federal da Bahia.

A capacitação será mediada por Lincoln Regis, advogado, Educador Jurídico do Programa Corra pro Abraço, Membro do Programa Direito e Relações Raciais, Marcelo Arouca, cientista social e redutor de danos na Unidade de Apoio na Rua (UAR) do Corra pro Abraço e Marcos Machado, assistente social no Programa.

Por meio de uma abordagem transdisciplinar, o módulo tem carga horária de oito horas, divididas em três horas de atividades síncronas (aulas em formato de bate-papo) e cinco horas de atividades assíncronas (estudos de caso, leitura e elaboração de conteúdos complementares), compondo certificação individual.

Ao longo de mais nove módulos previstos, a Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis requer inscrições a cada módulo, de forma que não garante a inserção dos participantes na edição seguinte. A cada novo módulo, um formulário de participação será divulgado pelas redes sociais do Programa Corra pro Abraço. As primeiras edições do ciclo de Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis aconteceram entre os anos de 2017 e 2019, e contaram com a participação de importantes agentes das Redes de Cuidado e Atenção às populações vulneráveis de Salvador.

SERVIÇO

O QUÊ? Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis I Módulo 5: Direito ao território: gentrificação, disputas e resistências

QUEM? PROGRAMA CORRA PRO ABRAÇO

QUANDO? 08/10/2021 – 14h às 17h