As últimas semanas de 2021 estão sendo de retrospectiva e prospecção nas ruas de Salvador. As equipes do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, a partir de dinâmicas de arte-educação, se despedem provisoriamente dos territórios com um clima de união e esperança. Nos dias 14 e 15 de dezembro, ocorreram atividades de encerramento nos campos do Aquidabã, Piedade e Água de Meninos, oportunidade de rememorar as ações que ocorreram ao longo de 2021 e projetar os desejos e expectativas para o ano de 2022.
Nos três territórios foi realizada uma programação com o objetivo de revisitar o percurso do programa em cada campo, evidenciando o protagonismo das pessoas na construção de cada atividade realizada. Uma dinâmica de reconstrução da memória das atividades do ano a partir de palavras-chave escritas em um cartaz, bem como o espaço aberto para fala e escrita das pessoas assistidas pelo Corra sobre as experiências vividas em 2021, possibilitou a escuta coletiva das percepções sobre as ações executadas. Na oportunidade, as equipes reforçaram os valores e princípios que estruturam o programa: redução de danos, direitos humanos, coletividade, cidadania, justiça social, combate ao racismo, promoção da diversidade, garantia de direitos, entre outros.
Como surpresa, em cada território a equipe produziu um mural com fotos de momentos marcantes do ano, o que gerou grande comoção e reconhecimento por parte das pessoas assistidas. Os sentimentos de reconhecimento, identificação e alegria ao se deparar com as recordações deu a tônica neste momento nos três territórios. As atividades do Corra pro Abraço na rua serão retomadas em janeiro de 2022, sendo as últimas semanas antes do recesso utilizadas para efetivação dos encaminhamentos, produção de relatórios e encerramento das atividades internas do Programa.