Nos campos que o Corra pro Abraço atua, as equipes do Programa lidam diariamente com questões relacionadas à saúde mental entre o público atendido. O adoecimento na rua está relacionado à própria situação de rua, a violências, estresse, más condições de alimentação e higiene, e a dificuldade em acessar políticas públicas.
Para debater este assunto, o Corra promoveu, na última sexta (10), a capacitação Saúde Mental e Manejo de crise: Experiências de cuidado com populações urbanas vulneráveis. Foi um encontro potente para discutir e fortalecer as estratégias do cuidado desenvolvidas pelo Programa Corra pro Abraço junto a populações vulnerabilizadas no estado.
A capacitação abordou a saúde mental a partir do processo histórico da luta antimanicomial e produção de cuidado em liberdade, tendo como cenário a realidade de Salvador, além de discutir o conceito de crise por meio da apresentação de quadros psicóticos e das experiências de manejo em saúde mental.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.