O curso de Redutores de Danos e Referência de Campo contribui com a disseminação de práticas de redução de risco e danos sociais e à saúde entre usuários de drogas que vivem em contexto de rua, com vistas à promoção do cuidado à saúde e ao empoderamento para o efetivo controle social das políticas sociais de que são beneficiários. A formação política dos usuários de substâncias psicoativas iniciou-se, em 2015.
O conteúdo programático do curso abordou o proibicionismo das drogas; aspectos biopsicossociais e consumo de drogas; a relação do racismo e da pobreza com o contexto do uso de crack; sexualidade, diversidade e o uso de drogas entre a população LGBTQ+; gênero e binarismo; redução de danos para o uso de drogas; acesso ao SUS e SUAS; violência de gênero e as redes de proteção; prevenção à transmissão de doenças e outras temáticas de acordo com as demandas dos participantes.
As turmas do curso são formadas por participantes do Corra pro Abraço que já se encontram em um estágio mais adiantado de organização, que já apresentam perfil de redutores de danos. Para incentivar e colaborar com a permanência, os cursistas recebem uma ajuda de custo mensal a partir do cumprimento da frequência mínima de 70% nas atividades.