Curso de Redução de Danos

O  Curso Agente de Redução de Danos e Referência de Campo é uma iniciativa voltada para beneficiários do Programa Corra pro Abraço que  praticam a redução de danos e são referências em seus territórios.

A formação tem como objetivo fortalecer práticas de redução de risco e danos sociais entre pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contexto de vulnerabilidade  com vistas à promoção do cuidado, da saúde e do empoderamento político dos beneficiários. 

O conteúdo programático do curso aborda temas como proibicionismo das drogas; aspectos biopsicossociais e consumo de drogas; a relação do racismo e da pobreza com o contexto do uso de drogas; sexualidade, diversidade; gênero e binarismo; redução de danos para o uso de drogas; acesso ao SUS e SUAS; violência de gênero e as redes de proteção; prevenção à transmissão de doenças e outras temáticas de acordo com as demandas dos participantes.

Agentes Multiplicadores

Em 2023, o Corra pro Abraço inicia a proposta dos Agentes Multiplicadores, egressos do Curso de Redução de Danos que passam atuar nas equipes do Corra, em um processo de imersão nas atividades  do programa.

Durante todo o período de atuação como monitores do programa, os  agentes multiplicadores são acompanhados por técnicos de referência, que dão continuidade ao processo de cuidado iniciado nos núcleos e frentes do programa.

A proposta atende uma expectativa do Programa, dos cursistas e dos serviços da rede em acolher egressos do Curso de Redução de Dano como profissionais.  O único pré-requisito para ser um Agente Multiplicador é ter concluído o Curso de Redução de Danos.