O Corra Pro Abraço

O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas que vivem em contexto de vulnerabilidade, em situação de rua, egressos do sistema prisional e  jovens que residem e transitam em territórios violentados por conta de problemas relacionados à criminalização das drogas.

Com equipes multiprofissionais, o Programa atua com metodologias de arte-educação e educomunicação para multiplicação de práticas de Redução de Danos junto a populações vulnerabilizadas. O Corra busca aproximar seus beneficiários de políticas públicas –  prioritariamente serviços nas áreas de saúde, assistência social, educação e justiça -, acolhendo as pessoas da forma que elas se apresentam ao mundo, com respeito aos seus modos de vida e identidades.

O Corra atua a partir de unidades fixas de atendimento, de demanda espontânea, bem como atua em espaços de concentração da população em situação de rua em logradouros públicos, seja a partir das Unidades de Apoio na Rua (UARs), seja por meio de equipes de extensão. As unidades e equipes do Programa recebem, também, encaminhamentos direcionados da  rede de atenção psicossocial do estado. 

A partir do Núcleo de Inclusão Social (NIS), braço do Programa responsável por  ações pedagógicas voltadas para a formação profissional, o Corra  elabora e implementa cursos profissionalizantes, oficinas e formações, que possam colaborar com a inserção ou reinserção dos assistidos no mundo do trabalho. 

Em outra frente, fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e o Programa, a equipe da Vara de Audiência de Custódia (VAC) do Corra pro Abraço acolhe e encaminha custodiados em situação de vulnerabilidade social que passam por audiências de custódia e necessitam de auxílio jurídico. Os egressos das audiências recebem orientação para demandas de saúde, assistência social e orientação jurídica, além de poderem participar de atividades realizadas na sede do Programa ou em outros territórios onde o Programa atua.

Com dez anos de atuação em Salvador, o programa está presente no município a partir do Centro de Referência em Redução de Danos e População em Situação Rua Maria Lúcia Pereira,  equipamento estadual  que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica extrema; e do Corra Juventude, com unidades de atendimentos no Bairro do Beirú e Plataforma, além da própria sede da iniciativa.

Em 2023, o programa inaugurou novas unidades em Feira de Santana  e  Vitória da Conquista, além de lançar o Observatório Baiano de Políticas sobre Drogas,  dispositivo que tem como objetivo  conhecer, ampliar, e divulgar as estatísticas do uso de drogas em municípios baianos, subsidiando a formulação e implementação de políticas sobre drogas no estado da Bahia.

Executado em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e a Cipó Comunicação Interativa, o Corra pro Abraço começou como um projeto, em 2013, e desde 2016 atua como Programa de Redução de Danos do Estado da Bahia, referência em ações governamentais de políticas sobre drogas para todo o Brasil.