O Corra Pro Abraço

O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade, ou afetadas por problemas relacionados a criminalização das drogas. Baseado nas estratégias de Redução de Danos físicas e sociais, o Programa aproxima seus beneficiários das políticas públicas existentes, uma vez que o estigma e as desigualdades interferem em suas capacidades de busca, acesso e acolhimento pelos serviços públicos, prioritariamente nas áreas de saúde, assistência social, educação e justiça.

O  Corra pro Abraço tem como entidade gestora a ONG Comunidade Cidadania e Vida (COMVIDA). Além da gestão geral, a COMVIDA é a instituição responsável pelo gerenciamento das ações com foco em população em situação de rua, em oito de Salvador – Aquidabã, Piedade, Gamboa, Água de Meninos, Largo dos Mares, Ladeira da Fonte das Pedras, Pela Porco, Gravatá e Comércio; e também no acompanhamento e atendimento de pessoas e famílias na Vara de Audiências de Custódia do Tribunal de Justiça da Bahia. Já a Cipó – Comunicação Interativa é a organização responsável pelo trabalho em áreas com Bases Comunitárias de Segurança (BCS) na capital: Beirú – Tancredo Neves, Boqueirão – Nordeste de Amaralina, Fazenda Coutos e Plataforma.

O “Corra”, como é carinhosamente chamado pelos seus beneficiários, existe desde Julho de 2013 e tem como público prioritário pessoas que usam drogas, pessoas em situação de rua e jovens que residem e transitam em territórios com altos índices de violência. O Programa acolhe as pessoas da forma que elas se apresentam ao mundo, com respeito aos seus modos de vida e identidades. A entrada e a permanência nos campos, áreas de atuação onde a iniciativa desenvolve as atividades, se dão através de um processo de aproximação respeitoso, delicado e cuidadoso.

Em sua metodologia de trabalho, o Corra pro Abraço realiza oficinas de arte-educação, com técnicas de teatro e música, oficinas de leitura e escrita, atividades esportivas, acesso à bens culturais e participação política, oficinas de educomunicação e cursos profissionalizantes. O Programa também realiza intervenções artísticas em cenas de uso de drogas, no intuito de ocupar o espaço público, visando chamar atenção para degradação desses territórios e para as condições de vida dessa população. Em paralelo às atividades desenvolvidas na rua e em espaços fechados, equipes multiprofissionais ofertam aos beneficiários orientação em redução de danos e encaminhamentos às redes atenção psicossocial, educação, justiça e agências de emprego e geração de renda.