O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade, ou afetadas por problemas relacionados a criminalização das drogas. Baseado nas estratégias de Redução de Danos físicas e sociais, o Programa aproxima seus beneficiários das políticas públicas existentes, uma vez que o estigma e as desigualdades interferem em suas capacidades de busca, acesso e acolhimento pelos serviços públicos, prioritariamente nas áreas de saúde, assistência social, educação e justiça.
#ParaTodosVerem: Uma roda de pessoas negras agachadas durante atividade esportiva para população de rua acompanhada pela equipe multidisciplinar do Corra pro Abraço, no território do Aquidabã. (Crédito: Programa Corra pro Abraço). #ParaTodosVerem: Dois jovens negros, tiram foto de uma jovem negra vestida com blusa do Corra pro Abraço e segurando um buquê de flores amarelas, durante as oficinas de fotografia no núcleo Juventude, no bairro de Plataforma. (Crédito: Programa Corra pro Abraço). #ParaTodosVerem: numa sala com chão de madeira, paredes brancas e janelas verdes, há uma roda de beneficiárias do Corra pro Abraço durante a aula do Curso de Redução de Danos com o coordenador geral do programa, Frank Ribeiro. (Crédito: Programa Corra pro Abraço).
O Corra pro Abraço tem como entidade gestora a ONG Comunidade Cidadania e Vida (COMVIDA). Além da gestão geral, a COMVIDA é a instituição responsável pelo gerenciamento das ações com foco em população em situação de rua, em oito de Salvador – Aquidabã, Piedade, Gamboa, Água de Meninos, Largo dos Mares, Ladeira da Fonte das Pedras, Pela Porco, Gravatá e Comércio; e também no acompanhamento e atendimento de pessoas e famílias na Vara de Audiências de Custódia do Tribunal de Justiça da Bahia. Já a Cipó – Comunicação Interativa é a organização responsável pelo trabalho em áreas com Bases Comunitárias de Segurança (BCS) na capital: Beirú – Tancredo Neves, Boqueirão – Nordeste de Amaralina, Fazenda Coutos e Plataforma.
O “Corra”, como é carinhosamente chamado pelos seus beneficiários, existe desde Julho de 2013 e tem como público prioritário pessoas que usam drogas, pessoas em situação de rua e jovens que residem e transitam em territórios com altos índices de violência. O Programa acolhe as pessoas da forma que elas se apresentam ao mundo, com respeito aos seus modos de vida e identidades. A entrada e a permanência nos campos, áreas de atuação onde a iniciativa desenvolve as atividades, se dão através de um processo de aproximação respeitoso, delicado e cuidadoso.
Em sua metodologia de trabalho, o Corra pro Abraço realiza oficinas de arte-educação, com técnicas de teatro e música, oficinas de leitura e escrita, atividades esportivas, acesso à bens culturais e participação política, oficinas de educomunicação e cursos profissionalizantes. O Programa também realiza intervenções artísticas em cenas de uso de drogas, no intuito de ocupar o espaço público, visando chamar atenção para degradação desses territórios e para as condições de vida dessa população. Em paralelo às atividades desenvolvidas na rua e em espaços fechados, equipes multiprofissionais ofertam aos beneficiários orientação em redução de danos e encaminhamentos às redes atenção psicossocial, educação, justiça e agências de emprego e geração de renda.
#ParaTodosVerem: Numa praça, cinco pessoas em pé e uma agachada na frente delas, seguram certificados do Curso de Permacultura. Crédito: Olga Leiria/ A Tarde. #ParaTodosVerem: Jovem negro posiciona fotos numa parede durante exposição artística do núcleo Juventue do Corra pro Abraço. Crédito: Mateus Pereira/GOVBA Três profissionais de campo do Corra pro Abraço, com máscaras e face shield atendem beneficiária do programa no território da Gamboa (Salvador – BA). Ao fundo, casas, veículos e o mar. (Crédito: Programa Corra pro Abraço). #ParaTodosVerem: Na foto, uma roda de beneficiários do Corra pro Abraço ao lado da equipe do programa fazem alongamento nos braços, próximo ao container da Unidade de Apoio na Rua da Ladeira da Fonte das Pedras (Salvador – BA). (Crédito: Programa Corra pro Abraço). #ParaTodosVerem: jovem negro acompanhado pelo Corra pro Abraço, segura câmera e fotografa técnico do Corra pro Abraço durante a preparação da Mostra de fotografia “Reflexo do Boqueirão”, exibida no núcleo Juventude do programa, localizado no bairro do Nordeste de Amaralina (Salvador – BA). (Crédito: Programa Corra pro Abraço).