Acesse todas as pesquisas do Observatório Baiano de Políticas Sobre Drogas

Um retrato de nós: Perfil das pessoas assistidas pelo Programa Corra pro Abraço no município de Feira de Santana
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi mapear o perfil do público assitido do Programa Corra pro Abraço em Feira de Santana. O levantamento se ancorou em dados de atividades realizadas em campos de atuação do Programa em Salvador, entre 2023 e 2024. Os dados da pesquisa oferecem parâmetros para discussão, análise, elaboração e ampliação de políticas públicas sobre drogas no Estado da Bahia e Brasil.
Ano: 2025

Um retrato de nós: Perfil das pessoas assistidas pelo Programa Corra pro Abraço (2023-2024)
Resumo: O objetivo deste relatório foi traçar o perfil por território de atuação das pessoas assistidas pelo Programa Corra pro Abraço em Salvador. O relatório se ancorou nos dados de atividades realizadas nos campos de atuação do Programa entre abril de 2023 e outubro de 2024. As pessoas atendidas são majoritariamente do sexo masculino, negras e adultas. O estudo detalha as barreiras no acesso a direitos como documentação, justiça, SUAS/habitação e oferece subsídios para a formulação de políticas públicas baseadas na redução de danos e na garantia de direitos.
Ano: 2025

“Uma política para pessoas” Redução de danos em perspectiva
Resumo: A pesquisa buscou investigar distintas experiências, concepções e práticas de Redução de Danos - RD, com a intenção de contribuir com registros memoriais acerca do surgimento, desenvolvimento e expansão da RD na cidade de Salvador; reunir múltiplas visões que coexistem na sua construção discursiva e prática; e colaborar com a construção de parâmetros em prol da regulamentação do cargo de redutor de danos.
Ano: 2025

Estratégias de Redução de Danos do Programa Corra pro Abraço na Vara de Audiência de Custódia, Salvador/BA
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar e descrever as estratégias de redução de danos e riscos sociais no sistema de justiça criminal, a partir da atuação da equipe do Programa Corra pro Abraço na Vara de Audiência de Custódia, em Salvador. A pesquisa se ancorou em metodologias quantitativas e qualitativas, tendo como fio condutor o fluxo de atendimento da referida equipe. Os dados da pesquisa apontam caminhos possíveis para discussão, análise, elaboração e ampliação das Políticas sobre Drogas, sob a lente da Redução de Danos, no Estado da Bahia e no Brasil.
Ano: 2024

Um retrato de nós: Perfil das pessoas assistidas pelo Programa Corra pro Abraço
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi mapear o perfil do público assitido do Programa Corra pro Abraço em Salvador. O levantamento se ancorou em dados de atividades realizadas em campos de atuação do Programa em Salvador, entre 2019 e 2022, totalizando 18.157 pessoas assistidas nesse recorte temporal. Os dados da pesquisa oferecem parâmetros para discussão, análise, elaboração e ampliação de políticas públicas sobre drogas no Estado da Bahia e Brasil.
Ano: 2023