O programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), realizou, nesta sexta-feira (15), a cerimônia de certificação Curso de Eletricista, no auditório do Sindiquímica, no bairro do Tororó, em Salvador. Ao todo, 10 pessoas foram certificadas, todas beneficiárias das ações do Programa na capital baiana.
Voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, o curso foi realizado entre novembro e dezembro deste ano, no Centro de Referência em Redução de Danos Maria Lúcia Pereira, equipamento estadual que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica extrema.
Para o cursista Aurélio da Silva, 53, o curso profissionalizante vai abrir portas para o mercado de trabalho. “Esse curso foi uma mão na roda para mim. Vai abrilhantar meu currículo e vai abrir várias portas. É um curso profissionazante que a gente aprende e me sinto preparado para o mercado de trabalho.”, disse.
O professor do curso, Valdelino dos Santos Filho, defendeu a qualificação profissional de pessoas vulnerabilizadas. “Sem qualificação, os menos favorecidos vão ter muitas dificuldades. Quem nasceu em berço de ouro, tudo bem. Mas, e quem não nasceu em berço de ouro? Só tem uma saída que é a sala de aula e a qualificação. O mercado anda carente de mão de obra especializada”, destacou.
Cursos profissionalizantes
O Programa Corra pro Abraço, através do Núcleo de Inclusão Social (NIS), elabora e implementa cursos profissionalizantes, oficinas, formações e capacitações, que possam colaborar com a inserção ou reinserção dos assistidos no mundo do trabalho, como explica a coordenadora pedagógica do NIS, Edicarla Macedo.
“A gente tem pensando cada vez mais em como as pessoas que acompanhamos podem gerar renda, em como eles podem entrar no mercado de trabalho formal, porque isso é um sonho para essas pessoas. Então o que a gente pensa, no NIS, é em como os cursos profissionalizantes e processos de economia solidária podem ajudar os beneficiários do programa a se inserirem no mercado de trabalho”, avalia Edicarla.
De acordo com a coordenadora do NIS, os cursos profissionalizantes são espaços de cuidado para o público assistido do programa. “Nos cursos, os beneficiários podem se organizar na vida, porque os cursos profissionalizante são espaços de cuidado para as pessoas que a gente acompanha”, defende.
Durante o ano de 2023, o Programa Corra pro Abraço realizou quatro cursos profissionalizantes, além de oficinas de economia solidária, iniacitivas voltadas para pessoas que vivem em contexto de vulnerabilidade, em situação de rua, egressos do sistema prisional e jovens que residem e transitam em territórios violentados por conta de problemas relacionados à criminalização das drogas.
O Corra
Executado em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e a Cipó Comunicação Interativa, o Corra pro Abraço começou como um projeto, em 2013, e desde 2016 atua como Programa de Redução de Danos do Estado da Bahia, referência em ações governamentais de políticas sobre drogas para todo o Brasil.