O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), promoveu, nesta quarta-feira (13), a certificação do Curso de Redução de Danos e Referência de Campo de 2024.
O Curso oferece formação multidisciplinar para beneficiários que praticam a redução de danos e são referências em seus territórios de atuação. Além das atividades em sala de aula, os cursistas conhecem serviços da rede de atenção psicossocial e conhecem os equipamentos que promovem a política de cuidado no Estado.
A formação tem como objetivo fortalecer práticas de redução de risco e danos sociais entre pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contexto de vulnerabilidade com vistas à promoção do cuidado, da saúde e do empoderamento político dos beneficiários.
O conteúdo programático do curso aborda temas como proibicionismo das drogas; aspectos biopsicossociais e consumo de drogas; a relação do racismo e da pobreza com o contexto do uso de drogas; sexualidade, diversidade; gênero e binarismo; redução de danos para o uso de drogas; acesso ao SUS e SUAS; violência de gênero e as redes de proteção; prevenção à transmissão de doenças e outras temáticas de acordo com as demandas dos participantes.