Feira de Santana sedia debate sobre Redução de Danos, Política sobre Drogas e Cuidado em Liberdade do Projeto Horizontes do Cuidado em parceria com o Corra pro Abraço. O evento “Desembaraçando fios de cuidado na Princesinha do Sertão” reuniu representantes da rede socioassistencial do município, sociedade civil, pesquisadores e demais serviços públicos no Centro de Cultura Amélio Amorim na tarde de terça-feira (17).
Com a proposta de articulação, fortalecimento e troca de saberes entre os agentes multiplicadores do cuidado que atuam junto aos grupos vulnerabilizados em Feira de Santana, a mesa redonda contou com a participação de Alessandra Coelho (Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis – Suprad), Luana Malheiros e Michel Castro (Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas – PBPD), além das profissionais do Corra pro Abraço, Janaina Palma e Jéssica Bastos e outros profissionais como Willian Tito (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Júlia Leal (Fsa Invisível) e Mariana Rios (CAPS AD).
O Projeto Horizontes do Cuidado propôs agenda nos municípios de atuação do Corra pro Abraço para construir uma aliança entre a redução de danos e o cuidado em liberdade com a especificidade de cada território. “A gente parte dessa ideia de fazer uma caravana nacional e chegando à Bahia, a gente precisava construir com esses trabalhadores e trabalhadoras, com as pessoas que estão na linha de frente do cuidado às pessoas que usam drogas, que a gente estava vendo que estavam adoecidas e pensar qual o cuidado que temos hoje e o que pretendemos ter”, explicou Luana Malheiros.
Para Jéssica Bastos, coordenadora de ações do Corra pro Abraço de Feira de Santana, espaços como este são importantes para pautar as especificidades de cada região. “É preciso construir junto com a rede as trocas e possibilidades a partir do desenho que temos no território”, disse.
Nesta oportunidade, a Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas (PBPD) promoveu o lançamento da Agenda Brasileira de Políticas sobre Drogas, que visa o fortalecimento da Redução de Danos e do cuidado para a garantia dos direitos e a formação de multiplicadores com o curso de Redução de Danos ofertado de modo virtual até novembro deste ano.
Confira os registros: