Na manhã da última quarta (02), o Corra pro Abraço de Vitória da Conquista reuniu assistidos na Praça Sá Barreto para uma roda de capoeira. A atividade contou com a participação do Mestre Dendê, dirigente e fundador do Centro Educacional de Treinamento Arte e Movimento Capoeira Escola – CETA.
Os assistidos participaram do Maculelê, dança folclórica de origem afro-brasileira e indígena que simula uma luta tribal usando dois bastões. “É uma manifestação cultural que a capoeira mantém viva”, explica Eliane “Bentivi” Sena, profissional de Educação Física do Corra Conquista e integrante do CETA. “Para além da capoeira, a gente manifesta e traz o corpo preto presente nas nossas vidas através de manifestações culturais como essa.”
A roda também incluiu vários movimentos típicos da capoeira, proporcionando não só o aspecto cultural, mas também um momento de integração, descontração e atividade física. “Eu considero a capoeira uma forma de redução de danos, porque foi uma redução de danos para mim”, afirma Eliane. “Eu também sou de periferia e acredito que capoeira é memória.”
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.