A certificação do curso de crochê, na última sexta-feira (11), consolida a parceria entre o Programa Corra pro Abraço e a Unidade de Acolhimento Adulto (UUA) do Bonfim, em Salvador. A articulação de rede entre os dois serviços tem contribuído para a garantia de direitos e formação profissional dos assistidos da UAA, que são beneficiados com os processos formativos gestados no Corra e implementados na unidade.
“A articulação e parceria com a UAA tem permitido que as ações do Corra pro Abraço se estendam para além dos territórios onde temos equipes atuando.”, explica Edicarla Macedo, coordenadora do Núcleo de Inclusão Social (NIS), braço do programa responsável por ações voltadas para a formação profissional, geração de renda e inserção de assistidos e assistidas no mercado de trabalho.
No biênio 2023-2024, o Corra promoveu três formações na unidade. Foram duas oficinas de economia solidária, com duração mais curta e pragmáticas, e o curso de crochê, que tem como característica uma formação com carga horária maior. Ambas formações têm como objetivo a comercialização e geração de renda imediata.
“A aderência e recepção dos beneficiários teve como efeito uma produção bem interessante de peças que estão prontas tanto para o consumo interno quanto para o externo, as pessoas se identificaram com a proposta e saíram do curso com expectativas em comercializar as peças”, destaca Edicarla Macedo.
“Essa é uma parceria que tem sido de relevância tanto para nós quanto para a UAA, levamos para dentro da Unidade uma atividade produtiva colaborando no processo de organização das pessoas acolhidas por eles, e por outro lado conseguimos alcançar novos públicos e territórios com a tecnologia do Programa.”, finaliza.
A parceria tem servido também como um ponto de catalisação e agregação de outros equipamentos da rede de assistência psicossocial de Salvador, em um claro exemplo de êxito de uma ação em rede em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade social com problemas relacionados ao uso abusivo de substâncias psicoativas.