Corra Conquista promove oficina de turbante

Na terça-feira (03), o Corra pro Abraço de Vitória da Conquista realizou a sua última oficina de arte-educação de 2024. Na ocasião, assistidos e assistidas aprenderam a fazer turbantes.

Usado em diferentes contextos pelo mundo, o turbante é um importante símbolo dentro da cultura afro, sendo comum em religiões de matriz africana e servindo como meio de conexão com a ancestralidade negra.

Antes da oficina, foi exibido o média-metragem documental “Transa”, que aborda questões de identidade, pertencimento e memória ao apresentar a relação de três mulheres negras com seus cabelos. O cineasta conquistense Douglas Oliveira, responsável pelo filme, bateu um papo com o público após a sessão.

Em seguida, além de aprenderem a fazer turbantes, os assistidos e assistidas tiveram a experiência de usar esse adereço e saber mais sobre a história dele. Para a professora de Educação Física Eliane “Bentivi” Sena, que conduziu a oficina, esse momento teve um significado ainda mais forte para as mulheres presentes.

“Quando a gente traz o tecido e envolve o Orí (cabeça), elas se olham diferente”, conta Eliane. “Porque é uma coroa que a gente tá colocando. É um aspecto de rainha, de realeza. Elas saíram daqui com a autoestima mais elevada”.

O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>