
Em Vitória da Conquista, o Corra iniciou este mês uma série de ações em colégios da rede pública estadual. Técnicos têm passado pelas salas de aula de turmas do Ensino Médio para apresentar o Programa e informar sobre estratégias e políticas voltadas para a juventude.
“Tem sido bem bacana a receptividade dos jovens”, conta Jéssica Graciano, supervisora de campo do Corra de Vitória da Conquista. “Quando a gente leva a informação, a gente percebe a relevância que tem para aqueles jovens, o quanto eles ficam ansiosos para saber mais”.
Uma das políticas que têm despertado mais interesse é o ID JOVEM – programa que oferta para jovens de baixa renda benefícios de meia-entrada em eventos culturais e esportivos e vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
“É um programa vinculado ao Cadastro Único”, explica Jéssica. “A maioria dos jovens que a gente encontra nessas escolas tem Cadastro Único, mas não tem o ID Jovem. Então quando a gente informa, fala como baixar o aplicativo e o que eles vão poder acessar a partir dele, eles se sentem contemplados, pois são acessos nos quais eles possuem interesse e se identificam”.
As ações nos colégios seguirão até o final de maio. Ainda devem ser realizadas exibições de documentários com temáticas ligadas ao cotidiano da juventude negra e periférica, visando embasar discussões sobre a relação entre a garantia de direitos e a realidade da juventude de Vitória da Conquista.