
O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), promoveu, na última sexta-feira (16), a capacitação “O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na garantia de direitos: Desafios e estratégias no atendimento a grupos vulneráveis. A formação aconteceu no auditório do Sindiquímica, em Salvador.
A capacitação apresentou o SUAS no âmbito estadual e municipal, com foco em atendimentos de média e alta complexidade para pessoas em situação de vulnerabildiade social e econômica extrema, bem como estratégias e formas de controle social da política do SUAS.
Durante a manhã, o público acompanhou a mesa “Como se configura a proteção social no Sistema Único de Assistência Social-SUAS no âmbito estadual e municipal”, com a presença da assistente social e trabalhadora do SUAS, Mariana Roliano, da psicóloga social e gestora do SUAS, Monaliza Cirino, e o psicológico social e professor, Mailson Pereira.







A mesa discutiu as atribuições do SUAS no âmbito estadual, municipal e do controle social da Política de Assistência Social no estado, como conselhos e espaços deliberativos e decisórios da política publica.
A segunda mesa do dia, realizada no turno da tarde, intitulada “Alta e média complexidade no cuidado as pessoas em situação de rua e cumprimento de medida socioeducativa”, trouxe a diretora adjunta da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Fabiana Burity.




De modo mais circunscrito, a mesa discutiu Políticas de Assistência específicas para a população em situação de rua e pessoas em cumprimento de medidas socioeducativas, como os jovens beneficiários da FUNDAC.
Entre uma mesa ou outra, o redutor de danos do Corra pro Abraço Pelourinho e rapper, Bruno Suspeito, rimou de forma improvisada com o público da capacitação, trazendo mensagens de cuidado, prostesto e redução de danos. Os arte-educadores Ayran Reis e Paulo Roberto fizeram também uma atividade de arte-educação para animar o publico.


A capacitação é uma iniciativa do Corra pro Abraço em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, o objetivo da capacitação é compartilhar, ampliar e fortalecer as tecnologias de cuidado entre os serviços que integram a rede de atenção a populações vulnerabilizadas.