Corra pro Abraço garante atividades com jovens durante a pandemia

Jovens acompanhados pelo Programa Corra pro Abraço, 2021

Jovens acompanhados pelo Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), receberam nesta semana 200 kits de máscaras e álcool em gel, para que possam manter os cuidados básicos de prevenção à COVID 19, bem como garantir a continuidade das atividades durante a pandemia. Para Lucas Dias (Beiru), 17, “O álcool em gel e a máscara me dão um suporte muito importante nessa quarentena e ajudou a mim e meus familiares a mantermos os protocolos”. Os insumos distribuídos são resultado da ação #SOSPOPRUA.

Os participantes da Formação Integrada, receberam chips de celular com pacotes de dados móveis mensais para garantir condições mínimas de acesso às atividades que ocorrem remotamente. Essa formação consiste em um conjunto de ações de Desenvolvimento Pessoal e Social, Leitura e Escrita, Design Têxtil, Fotografia e Vídeo. “*Quando eu estiver na rua e não tiver tempo de assistir (as aulas) em casa eu assisto de onde eu estou*. E quando tiver em casa e a internet estiver ruim o chip já está lá para substituir”, opinou Janaína Dias, 23.

O benefício foi garantido através de articulações da CIPÓ – Comunicação Interativa (entidade gestora do Corra Juventude) com instituições parceiras, como a Terre des Hommes Schweiz e a operadora Alô Social, liderada pela Central Única das Favelas – CUFA. “A formação integrada está sendo muito boa pelo fato da gente não tá parado nessa pandemia, porque a gente tinha uma rotina de vir pra cá fazer as oficinas. Receber esse chip é muito bom para nos incentivar pelo fato de que nem todo mundo tem acesso à internet”, comemorou Ajugodihê dos Anjos, 19, (Fazenda Coutos)

Também foram distribuídos Kits com materiais para as oficinas de Design Têxtil: tintas, pincel, tecidos, etc. O acesso a esse kit é fundamental para o bom desenvolvimento das técnicas experimentais apresentadas na formação. Em vias de iniciar o curso profissionalizante de estética afro, 12 jovens acompanhades pelo Programa também receberam kit básico de material para os treinamentos. O curso inicia na próxima segunda-feira, 24, também de forma on-line. “O curso será gratificante porque vou fazer alguma coisa que traga renda para mim futuramente e alguma coisa para distrair a minha mente na pandemia”, ponderou Mirela Conceição, 19, (Fazenda Coutos).