Performances, oficinas, rodas de conversas, mostra de comunicação e cultura, apresentações artísticas. Tudo isso compõe o VIVA! Festival das Juventudes Negras – ANO 2. O Festival que acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro, todo online, servirá de palco para as narrativas de jovens sobre resistência social e cultural e construção do projeto de vida. Com o tema ”Nossas (RE)Existências em tempo de pandemias”, o evento será uma vitrine para mostrar o que as juventudes negras tem produzido nas periferias e como tem resistido às pandemias (coronavírus, racismo e machismo estrutural, genocídio, violência etc) com muita arte, cultura e comunicação.
Com exceção das oficinas, que têm inscrições prévias e acontecem pela plataforma Google Meet, toda a programação será transmitida pelo canal da CIPÓ Comunicação Interativa no youtube e no facebook, aberta a qualquer pessoa interessada, em qualquer lugar do planeta. Neste palco virtual, vão se apresentar nomes como a Banda Quabales, Recital Poético de Jordan Vilas, grupo de dança New Black e a rapper Udi Santos. Está edição do VIVA! também visa debater temas como Projeto de Vida, Saúde Mental da População Negra, Construção de Narrativas e Necropolítica e direito à Cidade.
“Participar do festival viva é representar que a juventude negra e periférica, suburbana sobretudo, segue lutando, segue existindo, segue criando projeto, participando e construindo histórias de modo a multiplicar vidas. Essa é a importância desse festival e sou grato por fazer parte deste ciclo”, comenta o jovem poeta Urubu do Quilombo, integrante do evento.
“Toda a programação é definida junto a diferentes grupos juvenis, organizações e jovens artistas, a fim de que possa refletir a realidade das juventudes negras dos diferentes territórios de Salvador”, aponta Geise Oliveira, assistente de coordenação da CIPÓ e uma das organizadoras do Festival. A grande novidade do Festival, no entanto, fica por conta do lançamento do site “VIVA! Mostra Juventudes Negras Vivas!”, que vai funcionar como um repositório das criações e performances dos e das jovens participantes tanto do evento, como da formação em educomunicação promovida pela CIPÓ ao longo de todo o ano em diversos territórios da cidade.
O VIVA! é uma iniciativa da CIPÓ – Comunicação Interativa e é realizado com apoio dos parceiros Agência de Desenvolvimento Kindernothilfe (KNH); Terre des Hommes Schweiz; Coletivo Mojubá (projeto apoiado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia); Programa Corra pro Abraço da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do governo do estado da Bahia; Programa Itau Social Unicef e; CCR Metrô Bahia através do projeto Histórias do Metrô Bahia.
Texto: Cipó Comunicação Interativa