Uma ação de prevenção à Covid-19, com foco em pessoas em situação de rua, vai acontecer na tarde do dia 27 de janeiro (quinta-feira), no Aquidabã, em Salvador. Fruto de uma parceria entre o Programa Corra pro Abraço e a Cruz Vermelha Brasileira, a ação consiste na distribuição de kits com itens de higiene pessoal e máscaras para pessoas que são assistidas no território.
A distribuição dos kits acontecerá entre 15h e 16h, acompanhada de uma programação com dinâmicas de arte-educação para a promoção da saúde e orientação dos protocolos de prevenção e cuidado neste período de pandemia, aliada às práticas de Redução de Danos.
Além da doação de 2000 kits de higiene pessoal, a Cruz Vermelha contribuiu, em dezembro de 2021, com a doação de 120 cartões de vale-alimentação para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, acompanhadas pelo programa. Na oportunidade, foram contempladas pessoas acompanhadas pelo Corra Rua e Juventude.
O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), coordenada pela Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas em contextos de vulnerabilidade social devido à criminalização das drogas, baseado nas estratégias de Redução de Danos físicas e sociais, aproximando seus beneficiários das políticas públicas existentes e entendendo que o estigma e as desigualdades interferem em suas capacidades de busca, acesso e acolhimento pelos serviços públicos.
A Cruz Vermelha Brasileira é uma das 190 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde. Tem como missão atenuar o sofrimento humano, sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.