O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) realizou, na manhã desta sexta-feira (13), o 6º Módulo da Capacitação em Redução de Danos com Foco na Atenção às Populações Urbanas Vulneráveis. O evento com tema “Direitos Humanos, Sistema de Justiça e Luta Antirracista: Interfaces no caminho da Redução de Danos”, aconteceu de forma online através da plataforma Microsoft Teams.
A edição contou com a contribuição da cientista social, Trícia Calmon, e do advogado, Ednilson Couto, ambos ativistas e especialistas em Direitos Humanos e Acesso à Justiça. A formação foi mediada por Daiane Ribeiro e Igor Cardoso, educadores jurídicos do Corra pro Abraço.
“No sistema carcerário brasileiro existe uma seletividade racial, se uma mesma conduta for desempenhada por uma pessoa branca e por uma pessoa negra, haverão leituras diferentes. Não é julgado o ato, mas sim o perfil de quem cometeu a ação. As pessoas têm um olhar desumanizado para as pessoas negras. O Brasil é um país racista e isso não pode ser negligenciado”, afirmou a cientista social, Trícia Calmon.
Em sua fala, o advogado Ednilson Couto, também reiterou sobre o perfilamento racial no Brasil e explicou como a escravização foi nociva para a população negra no país.
“O Brasil, por exemplo, foi o último país das Américas a abolir formalmente o tráfico de pessoas negras escravizadas em 1850, e a estrutura do sistema de escravidão em 1888. Esse sistema escravagista continha viés essencialmente racial, o qual serviu como critério de restrição à mobilidade social e econômica”, destacou.
Por meio de uma abordagem transdisciplinar, o módulo teve carga horária de oito horas, divididas em três horas de atividade síncrona (aula em formato de bate-papo) e cinco horas de atividades assíncronas (estudos de caso, leitura e elaboração de conteúdos complementares). A live foi realizada com tradução simultânea em libras para garantir maior acessibilidade ao público.
A capacitação foi uma iniciativa do Corra pro Abraço em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, cujo objetivo é compartilhar, ampliar e fortalecer as tecnologias de cuidado entre os serviços que integram a rede de atenção às populações vulneráveis.
O Corra pro Abraço é um Programa de Redução de Danos do Governo da Bahia, vinculado à Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da SJDHDS.