Na última semana, o Programa Corra pro Abraço, iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), iniciou a segunda edição do curso profissionalizante de barbearia para jovens assistidas e assistidos do Corra Juventude do território do Beiru. Desta vez, a presença de jovens mulheres representa uma inovação e maior diversidade para a turma.
Os encontros acontecem no Centro Social Urbano – CSU localizado em Narandiba, sempre de terça à quinta, com previsão de conclusão no dia 12 de julho deste ano. O curso é ministrado pelo professor Ruy Casaes, profissional de barbearia que atua na promoção da profissão junto a jovens de territórios periféricos da cidade. As aulas contam com momentos teóricos e práticos e as/os cursistas terão a oportunidade de desenvolver seus aprendizados em sala com a supervisão do professor.
A nova edição conta com uma turma diversificada, garantindo a interseccionalidade sustentada pelo Corra pro Abraço. A novidade está no grupo misto, que abre espaço para mulheres numa profissão que durante muito tempo foi masculinizada. “Eu amei o curso. Apesar de já saber utilizar o material de trabalho, não tenho técnica para trabalhar e com o curso terei confiança em cortar o cabelo sem ter medo de machucar alguém” conclui Angélica, cursista da nova turma.
O objetivo do curso é ampliar as possibilidades de acesso a emprego e renda através do estímulo ao empreendedorismo. Após a conclusão do curso, as/os participantes receberão kit com materiais e equipamentos para exercer a atividade profissional.
“A primeira edição foi uma experiência bem positiva com o público do Corra Rua e agora temos essa possibilidade de realizar junto aos jovens de Arenoso/Beiru, e a nossas expectativas são as melhores, pois acreditamos no potencial dessa juventude que enxerga na oportunidade do curso um caminho também para geração de renda e autonomia financeira.” Explica Luciana Rocha, coordenadora do Corra pro Abraço.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis. O Corra pro Abraço é gerido em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e a Cipó Comunicação Interativa.