O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, agora conta com mais um recurso para garantir o acesso a direitos das populações urbanas vulneráveis de Salvador. A partir de uma parceria entre a Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis – SUPRAD e a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SUDEF, a sede do Programa, localizada na Ladeira da Independência, no bairro de Nazaré, agora funciona como um ponto de acesso à Central de Intérprete de Libras – plataforma de tradução de libras para pessoas surdas que se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
No Corra, o serviço pode ser acessado na sede do Programa, na Ladeira da Independência, nº247, em Nazaré, de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h, nas Unidades de Apoio na Rua no Largo dos Mares e na Ladeira da Fonte das Pedras, das 8h às 14h. Na Vara de Audiências de Custódia, o serviço também está disponível para pessoas que passaram pelas audiências, na sala do Corra pro Abraço de segunda a quinta, das 9h às 17h.
Para jovens assistidos e assistidas pelo Programa, o atendimento acontecerá mediante agendamento com a equipe técnica, segunda a quinta-feira, das 9 as 17 horas, nos territórios que o Corra atua. No Beiru/Tancredo Neves, na Biblioteca Comunitária Zeferina (Rua Gilberto Bastos, ao lado da praça e da Igreja Católica), em Fazenda Coutos, no Espaço Educar é Ensinar a Viver, na Rua Almeida Junior (próximo da Base Comunitária de Segurança), no Nordeste de Amaralina/Boqueirão, na Associação Nova República (Av. Nova República s/n) e em Plataforma na Associação de Moradores AMPLA (Praça São Braz).
A Cilba é uma iniciativa da SJDHDS, cujo objetivo é intermediar a comunicação com surdos, pessoas com deficiência auditiva e oralizados que se comunicam através da Libras, para garantir o acesso destes sujeitos aos serviços ofertados pelo poder público do Estado da Bahia, nas áreas de saúde, justiça, direito do consumidor, benefícios, entre outros.
A Plataforma disponibiliza o acesso à intérpretes para atendimento presencial no Centro Administrativo e online via chamada de vídeo no Facebook ou WhatsApp. No caso das pessoas assistidas pelo Programa Corra pro Abraço, que muitas vezes apresentam dificuldades de mobilidade pela cidade e de acesso à computadores, dispositivos móveis e internet, o serviço ofertado nas unidades do Programa também cumpre o papel descentralizar a ação da Cilba para alcançar as populações em situação de rua nos diversos territórios da cidade.
Em 2020, com a pandemia do Coronavírus, a Cilba ampliou os atendimentos online, chegando a 1.358 atendimentos a pessoas na mediação do acesso a serviços como consultas médicas, consultas processuais e depoimentos na Justiça. O Corra pro Abraço é uma ação pública de Redução de Riscos e Danos do Governo da Bahia, gerido em parceria com a Comunidade Cidadania e Vida (COMVIDA) e a Cipó – Comunicação Interativa.