O Programa Corra pro Abraço promoveu, nesta sexta-feira (11), a 5º capacitação do 4º ciclo formativo em Redução de Danos com Foco na Atenção às Populações Urbanas Vulneráveis. O programa reuniu colaboradores de todos as unidades do Corra no estado para refletir sobre as perspectivas de cuidado integral a partir das estratégias de redução de danos, arte-educação, educomunicação e clínica compartilhada.
No turno da manhã, para iniciar os trabalhos, uma mesa de apresentação institucional do programa foi instalada com a presença do Superintendente de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD/SEADES), Gabriel Oliveira; o coordenador geral do Corra, Frank Ribeiro, a coordenadora pedagógica do programa, Luciana Rocha, e a professora do IHAC-UFBA, Vânia Sampaio Alves
Logo em seguida, para discutir e refletir sobre os 10 anos de atuação do programa, foram convidadas a ex-coordenadora do programa e co-fundadora do CRIA, Leo Rabêllo; a psicanalista e docente do Instituto de Psicologia da UFBA, Suely Aires Pontes; e o educomunicador e coordenador pedagógico da Cipó Comunicação Interativa, Fafá Araújo.
Durante a tarde, os núcleos do programa se dividiram em grupos de trabalhos para discutir e aprimorar as diferentes frentes de atuação do Corra, que está, constantemente, tentando aperfeiçoar sua metodologia de atuação junto a populações vulnerabilizadas no estado. Ainda no turno da tarde, foram apresentados os resultados das discussões nos GTs, quando foram apresentados temas de próximas capacitações.
A capacitação foi uma iniciativa do Corra pro Abraço em parceria com a Universidade Federal da Bahia e da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES).