Um modelo de atenção e cuidado de baixa exigência, que vai até onde o indivíduo está e o acolhe do jeito que ele se apresenta no mundo, interagindo com o contexto e sociabilidade já existente nesses lugares. O trabalho na rua acontece prioritariamente em cenas de uso de drogas e em espaços de concentração da população em situação de rua. O trabalho se desenvolve com a realização de oficinas de arte-educação na rua e atendimento de equipe multiprofissional rotativa e da Unidade de Apoio na Rua (UAR).
As UARs são espaços voltados para o acolhimento, cuidado e autocuidado e promoção de direitos, como saúde e cidadania, às pessoas em situação de rua. As unidades contam com psicólogos, assistentes sociais e redutores de danos, oferecendo: local para banho; kit higiene (sabonete, escova de dentes, entre outros); oficinas e orientações sobre cuidado e autocuidado; escuta técnica qualificada e encaminhamento para serviços públicos
Nestes espaços, o programa realiza oficinas de arte-educação, com técnicas de teatro e música, oficinas de leitura e escrita, atividades esportivas, acesso a bens culturais e participação política, no intuito de ocupar o espaço público, visando a atenção para a degradação desses territórios e para as condições de vida dessa população.
Simultaneamente, as equipes multiprofissionais ofertam aos beneficiários orientação em redução de danos, qualificação profissional e encaminhamentos a serviços das redes de atenção (saúde, educação, assistência social e justiça), acompanhamento longitudinal dos casos e distribuição de insumos.
Em Salvador, o trabalho está nas ruas nas modalidades de Campo e de Extensão, com atuação nas localidades do Aquidabã, Gamboa, Pela Porco e Mares, sendo que neste último território está instalada a Unidade de Atendimento na Rua (UAR).
ONDE NOS ENCONTRAR
Largo dos Mares, s/n, Calçada, Salvador-Bahia
contato@corraproabraco.com.br
(71) 3493-3004