Promover a cidadania, garantir os direitos das pessoas em situação de rua e aproximá-las das políticas públicas. Esses são apenas alguns objetivos do Programa Corra pro Abraço, que completou um ano de atuação na cidade de Feira de Santana no dia 13 de julho.
Em um ano de atuação, foram realizados 3.925 atendimentos ao público de juventude e 5.919 à população em situação de rua, somando mais de 9 mil atendimentos neste período, desde a encaminhamentos aos serviços de saúde, rede de educação e capacitação profissional à justiça e habitação.
“Já somos identificados e reconhecidos pelos assistidos por onde passamos, desenvolvemos um diálogo contínuo com os serviços da rede para alinhamentos de fluxos, discussão de casos e trocas de experiências”, revela Jéssica Bastos, Coordenadora da unidade do programa em Feira de Santana.
“Reconhecemos que os números não são suficientes para representar cada sorriso ao ver sua demanda efetivada, cada abraço ao conseguir se sentir escutado para relatar as próprias dores e são essas expressões que nos impulsionam a seguir construindo nossas ações junto com as pessoas”, completa Jéssica.
A sede administrativa do Programa foi inaugurada em 13 de julho, quando a equipe iniciou o mapeamento de pessoas em situação de vulnerabilidade no município e atividades no centro da cidade, Kalilândia, Barroquinha, Cidade Nova e Liberdade. A unidade segue com atendimentos de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e 14h às 16h na Rua Felinto Marquês de Cerqueira, 558, Capuchinhos e atendendo pelo número 75 3221-2856.
A unidade do Programa em Feira de Santana tem trabalhado para promover práticas de cuidado junto ao seu público-alvo, levando insumos e informação de redução de danos aos campos de concentração de pessoas em situação de rua no município, realizando escutas e desenvolvendo atividades de arte-educação, promovendo visita a museus, exposições artísticas, feiras literárias, espaços culturais no município e sessões de cinema.
O núcleo realiza, também, encaminhamentos para diferentes serviços como Sistema Único de Assistência de Saúde (SUAS), Sistema Único de Saúde (SUS), Defensoria Pública para assistência jurídica, emissão de documentos e outros equipamentos da rede de atenção e cuidado aos grupos vulneráveis.
Neste ano, o programa atuou também na Micareta de Feira, promovendo práticas de redução de danos aos trabalhadores em situação de vulnerabilidade presentes no Circuito Maneca Ferreira(Presidente Dutra), no entorno e no Circuito alternativo Charles Albert (Praça da Kalilândia), reforçando a política do cuidado, somando mais de 900 atendimentos e 4 mil preservativos, água, materiais informativos e kit de cuidado entregues.
Para o assistido P.T. S, 16 anos, o Corra realiza uma atividade educativa que tem auxiliado até mesmo no seu desenvolvimento escolar. “Conheci o Corra pro Abraço através de um amigo, como as atividades são realizadas em frente a escola, aproveito as segundas-feiras e já participo. Eu nem sabia o que era redução de danos, mas com a galera do “Corra” eu aprendi e já ensino aos meus colegas. Os jogos são bem interessantes, me ajudam até na escola”, afirmou.
O Corra pro Abraço
O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) que integra a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), capitaneado pela Comunidade Cidadania e Vida (Comvida) e a Cipó Comunicação Interativa, e tem como objetivo central promover cidadania e garantir direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade, ou que são afetadas por problemas relacionados à criminalização das drogas, baseado nas estratégias de Redução de Danos Físicos e Sociais, aproximando seus beneficiários das políticas públicas existentes, uma vez que o estigma e as desigualdades interferem em suas capacidades de busca, acesso e acolhimento pelos serviços públicos.
Confira registros: