Corra Conquista completa um mês de existência construindo boa relação com assistidos e rede

Foto: Ascom | Corra pro Abraço

A unidade do Corra pro Abraço em Vitória da Conquista está completando um mês de atividade. Fruto do processo de expansão e interiorização do programa na Bahia – que também incluiu seu retorno a Feira de Santana -, a unidade conquistense do Corra foi inaugurada em julho de 2023, com uma cerimônia que teve intervenções artísticas e culturais e contou com a presença de autoridades e parceiros.

O Corra Conquista vem trabalhando em duas frentes: o Corra Rua e o Corra Juventude. No Corra Rua, as atividades estão centradas na articulação de rede, a fim de conhecer os dispositivos existentes no território, e no mapeamento de áreas, como a Feirinha do Bairro Brasil, a Praça Barão do Rio Branco, a Praça Vitor Brito, a Rio Bahia e a região da rodoviária e da UPA, para avaliação das localidades com maior trânsito e concentração de pessoas vulnerabilizadas. No Corra Juventude, a parceria acontece junto às escolas públicas e organizações não-governamentais como ponto de partida para vinculação, acolhimento e acompanhamento de jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco social nos bairros periféricos da cidade.

Desde o início de suas atividades, a equipe do Corra Conquista também participou de importantes capacitações, incluindo quatro dias de imersão em Salvador a fim de aprimorar o trabalho das equipes do município a partir da experiência consolidada do programa na capital baiana. Nesse período, os técnicos conquistenses tiveram a oportunidade de acompanhar de perto a rotina de trabalho de quem já faz o Corra pro Abraço acontecer há dez anos.

As equipes do Corra Conquista têm se integrado aos serviços e políticas públicas de saúde e assistência social dos dispositivos voltados à atenção a pessoas em situação de rua. O saldo das idas ao campo tem sido muito positivo, com boa receptividade do público atendido e possibilidades de atuação com diversos parceiros nos territórios acompanhados pelo Programa.

“Essa construção de percurso do trabalho, seja junto às pessoas beneficiárias como à rede, está sendo crucial para firmar a identidade do Corra Conquista”, avalia Sara Viana, Coordenadora de Ações da unidade conquistense. “Através do processo de vinculação e compreensão dos objetivos do programa, as potencialidades estão sendo colocadas em prática pela via do afeto, do cuidado e do compromisso com a garantia do acesso a direitos”.

Populações em situação de rua, pessoas que fazem uso abusivo de drogas e jovens socialmente vulneráveis são atendidos pelo Corra Conquista, através da abordagem em campo e de ações pontuais em escolas e outros dispositivos públicos, como o Cras e o Centro Pop. Para isso, o equipamento dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da psicologia, assistência social, educação física e jurídica, redução de danos e arte-educação.

O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>