Na quarta-feira (29), a sede do Corra pro Abraço de Vitória da Conquista recebeu jovens do Kilombeco, primeiro quilombo urbano do município. Eles vieram para participar de uma oficina sobre garantia de direitos para a juventude.
Com acesso à internet e aos computadores do Corra, cada um dos jovens teve a oportunidade de criar sua própria conta gov.br. Trata-se de uma conta que permite acessar serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, obter documentos como carteira de trabalho, título de eleitor e ID Jovem, entre outras possibilidades.
“Eles saíram dessa oficina instrumentalizados para construir outras coisas”, conta Jéssica Graciano, psicóloga do Corra Conquista. “Muitos ficaram sabendo se precisavam atualizar o CadÚnico da família, por exemplo. E disseram pra gente que querem cursos de qualificação profissional para que possam utilizar a documentação que vão fazer utilizando a conta.”
Os jovens do Kilombeco são atendidos pelo Corra Juventude, uma frente do Programa Corra pro Abraço cujo público prioritário são jovens em situação de vulnerabilidade.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.