O Corra pro Abraço de Vitória da Conquista realizou duas saídas culturais nesta terça-feira (31). Ambas aconteceram no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, cujo foyer está servindo de espaço para algumas exposições artísticas.
Pela manhã, a saída cultural foi com um grupo de adolescentes do Kilombeco, primeiro quilombo urbano de Vitória da Conquista. À tarde, o Corra levou para o Centro de Cultura moradores do Lar da Misericórdia, uma casa que abriga pessoas em situação de vulnerabilidade.
Parte das obras expostas no Centro de Cultura é de autoria da estagiária de psicologia do Corra Conquista, Rafaella Pereira, que criou as colagens da exposição “Maré Minha”. Nas duas saídas culturais, ela participou de rodas de conversa em que falou sobre seu processo criativo.
Além de ver as obras de arte que estão expostas, os participantes das duas saídas tiveram a oportunidade de conhecer os diversos espaços do Centro de Cultura em visita guiada por Tales Brito, assistente de coordenação do local.
As saídas culturais são um importante recurso de redução de danos. Elas estimulam e promovem o acesso a bens culturais e a participação político-cultural de populações vulnerabilizadas.
Nessas saídas, assistidos e assistidas do Corra pro Abraço têm a oportunidade de conhecer espaços aos quais geralmente não têm acesso devido ao processo de exclusão e estigmatização socioeconômica e racial a que foram historicamente submetidos.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.
Confira imagens das saídas culturais na nossa galeria: