Através de atividades de arte-educação e redução de danos, o Corra pro Abraço realiza debates e formações políticas sobre temas que afetam, cotidianamente, o público assistido do Programa. De maneira lúdica e descontraída, mas sem perder a seriedade que as temáticas exigem, diversos temas são discutidos e tensionados, como violência, machismo, racismo, extermínio da juventude negra e políticas sobre drogas.
Nos últimos meses, sob o pano de fundo da política de guerra às drogas, o debate sobre segurança pública voltou a ganhar destaque no estado, com episódios de violência em diversos territórios historicamente violentados. Para debater este tema, o Programa convidou o co-fundador da Iniciativa Negra e coordenador da Rede de Observatórios da Segurança na Bahia, Dudu Ribeiro.
Dudu Ribeiro promoveu uma discussão com os assistidos do Programa sobre os efeitos da guerra às drogas no tecido social e como esse problema atinge, prioritariamente, populações vulnerabilizadas, como negros, pessoas em situação de rua e jovens em territórios historicamente violentados.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.