O Programa Corra pro Abraço participou, nesta terça (1), da Caravana dos Direitos Humanos, sediada no Instituto de Educação Integral Gastão Guimarães, em Feira de Santana.
A equipe multidisciplinar do programa acolheu estudantes do ensino médio da rede estadual por meio de uma intervenção urbana e apresentou a tecnologia de redução de danos físicos e sociais como método de cuidado a pessoas em situação de vulnerabilidade que fazem ou não uso/abuso de substâncias psicoativas.
Para o estudante do 3º ano do instituto, João Pedro de Lima, todos devem conhecer sobre redução de danos. “Falar sobre isso na escola é importante para termos uma perspectiva diferente e saber como aplicar no dia a dia, é necessário compreender as possibilidades, porque até então eu não conhecia sobre o tema”, disse.
Atividades como alongamento e movimento corporal, orientadas pelo educador físico, e a construção de uma narrativa sobre redução de danos, estimulando a criatividade e imaginação através da arte-educação, fizeram parte da intervenção.
“O envolvimento e participação dos jovens contribuíram com a construção de um momento rico de discussão em que eles trouxeram outros temas transversais como racismo, gênero, sexualidade, violência, bullying, evidenciando a necessidade dessas discussões no âmbito das juventudes”, ressaltou o arte-educador do programa, Lucas Santana.
A ação foi promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos em parceria com outras instituições e serviços.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da SEADES, e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.