Corra lembra trajetória de Maria Lucia Pereira no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

No Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, o programa Corra pro Abraço, vinculado à  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), celebra a trajetória da fundadora do Movimento de População de Rua da Bahia e coordenadora do Movimento Nacional da População de Rua, Maria Lúcia Pereira da Silva, falecida em 2018, e que deixou um legado que se estende até os dias de hoje em defesa de populações historicamente vulnerabilizadas. 

Maria Lúcia nasceu em 14 de janeiro de 1967, em Itapetinga, interior da Bahia. Ela viveu 16 anos em situação de rua, em Salvador, quando se engajou na luta pelos direitos dos seus pares. Os esforços de Maria Lúcia  foram determinantes para a criação do movimento em defesa da população em situação de rua em todo país e tornou o estado da Bahia referência  na formulação e implementação de políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua.

Como parte do legado de Maria Lúcia, o Corra inaugurou, em 2023, o Centro de Referência em Redução de Danos e População em Situação de Rua Maria Lúcia Pereira, equipamento estadual  que leva o nome da ativista e que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica extrema no estado da Bahia. 

Hoje, dia 19 de agosto, no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, Programa Corra pro Abraço homanageia a trajetória de Maria Lúcia Pereira, que deixou um legado vivo de luta em defesa de populações vulnerabilizadas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>