O Programa Corra pro Abraço encerrou, nesta terça-feira (28), o primeiro Ciclo de Oficinas de Teatro do Centro de Referência em Redução de Danos e Pessoas e População em Situação de Rua Maria Lúcia Pereira. Foram dois meses de atividade em que os assistidos do Programa puderam ter contato com dispositivos e experiências das artes cênicas, no âmbito da metodologia da arte-educação e redução de danos. Um novo ciclo de oficinas será iniciado em julho e seguirá até novembro, com a realização de uma Mostra Cênica.
A arte é central nos processos educativos do Corra pro Abraço e se insere na política de Redução de Danos promovida e defendida, diariamente, pelo Programa. Através da arte-educação, o Programa busca estimular as competências individuais e coletivas dos assistidos, além de utilizar o gatilho proposto pela arte-educação para fazer com que os assististidos busquem compreender o contexto no qual estão inseridos.
O Centro de Referência realiza oficinas de arte-educação voltadas tanto para a população em situação de rua, bem como para jovens em contexto de vulnerabilidade em decorrência da criminalização das drogas. O equipamento oferece oficinas de teatro, música, leitura, escrita, atividades esportivas, acesso a bens culturais e cursos para qualificação profissional.
Centro de Referência
Com atividades de demanda aberta e abrangência estadual, o Centro de Redução de Danos e Pessoas e População em Situação de Rua Maria Lúcia Pereira presta atendimento a populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua e\ou afetadas por problemas relacionados ao uso abusivo de drogas, bem como pessoas em conflito com a lei que necessitam de orientação jurídica.
O equipamento dispõe de equipe multidisciplinar composta por redutores de danos, psicólogos, assistentes sociais, educadores jurídicos e arte-educadores, que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica através da escuta singularizada, identificando as demandas e os caminhos possíveis para resolução ou mitigação de questões relacionadas a esse público em específico.
O programa
O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), que atua, desde 2013, na promoção da cidadania e garantia de direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade, ou afetadas por problemas relacionados à criminalização das drogas.