Dezembro foi marcado pelo fechamento das atividades do ano nos territórios onde o Programa Corra pro Abraço promove direitos e cuidado. Aconteceram intervenções de encerramento, com sarau, oficinas, atividades lúdicas, promoção de cuidado e redução de danos.
Para fechar as atividades do Centro de Referência em Redução de Danos Maria Lúcia Pereira, assistidos e assistidas participaram do Sarau Natal Solidário, na Biblioteca Anísio Teixeira, que contou com atrações realizadas pelos próprios beneficiários, como o grupo Teatro Corra para Ver, palco aberto e contação de história, dentre outras atrações.
LEIA MAIS: Corra pro Abraço fecha atividades do Centro de Referência em 2024 com Sarau Natal Solidário
No Aquidabã e nos Mares, onde se encontra a Unidade de Apoio na Rua (UAR), aconteceram atividades de fechamento, com dinâmicas, jogos e atividades de redução de danos. O momento foi de refletir sobre as ações durante o ano e projetar os próximos passos em 2025.
Equipes de extensão foram ao Pela Porco e Gamboa para entregar um kit de redução de danos para beneficiários, com destaque para o Zine do Corra, panfleto com dicas de redução de danos, serviços e entretenimento.
Ainda em Salvador, o Corra pro Abraço Juventude levou jovens assistidos para uma sessão de cinema no Cine Glauber Rocha e uma visita ao Parque São Bartolomeu, contemplando beneficiários dos dois territórios atendidos pela iniciativa, Plataforma e Beirú.
Vitória da Conquista
No Corra Pro Abraço de Vitória da Conquista, uma oficina especial marcou o encerramento das atividades de 2024. Assistidos e assistidas aprenderam a fazer turbantes. Antes dessa oficina, foi exibido o média-metragem documental “Transa”, que aborda questões de identidade, pertencimento e memória ao apresentar a relação de três mulheres negras com seus cabelos.
Na Comunidade de Aliança Anuncia-me – instituição que atende pessoas em situação de rua ofertando alimentação e higiene básica -, o Corra Conquista realizou vários encaminhamentos para a rede de atenção psicossocial em seu último dia de atendimentos do ano.
LEIA MAIS: Corra Conquista promove oficina de turbante
Já no bairro Cruzeiro, onde os técnicos do Programa atendem pessoas que trabalham com coleta de resíduos, o fechamento do campo teve distribuição de insumos (incluindo absorventes para o público feminino) e o retorno dado por alguns assistidos sobre a efetivação de encaminhamentos solicitados.
Feira de Santana
Em Feira de Santana, as atividades de arte-educação tiveram como temática “Dezembro e os ciclos de conhecimento e cuidado”. O objetivo foi reforçar práticas de redução de danos, autocuidado e formação, a partir de uma reflexão sobre o que foi construído até aquele momento através do vínculo estabelecido. Além disso, as avaliações foram importantes para a construção de novas estratégias para as oficinas de 2025.
No Centro, onde se concentra a maior parte do público jovem, a atividade aconteceu a partir da roda de arte-educação, permitindo que os participantes, de forma individual ou em grupo, realizassem bate-papos e conhecessem o “Zine do Corra”. No período da tarde, durante a roda com jovens estudantes na Praça do Gastão, a equipe de arte-educação conduziu a dinâmica da “teia”, na qual cada assistido teve a oportunidade de se expressar, falar sobre o programa e deixar sugestões para o próximo ano.
Na Barroquinha, os assistidos receberam o “Zine do Corra”. Já na Kalilândia e no Liberdade, com o público de Pop Rua e juventude, os assistidos participaram da dinâmica da “teia”, utilizando barbante que a cada fala e repasse entre si, formava uma grande rede, e fizeram uma avaliação do programa, da oferta de cuidado e dos encaminhamentos efetivados. A oficina finalizou com uma leitura coletiva do folheto, seguida da realização das atividades do “Zine”, o caça-palavras, labirinto e pintura.
O Programa
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.