Corra pro Abraço promove I Torneio de Baleou dos Monitores do Programa

Foto: Corra pro Abraço

O I Torneio de Baleou do Monitores do Programa Corra pro Abraço movimentou o final de linha da Barroquinha nesta quarta-feira (06), em Salvador. As equipes Sol e Estrela promoveram uma competição pautada no cuidado e com o objetivo final de confraternizar.

A atividade foi protagonizada pelos monitores do Programa, ex-assistidos egressos do curso de Redução de Danos que agora atuam nas equipes do Corra pro Abraço, ampliando e aprimorando práticas de redução de danos junto ao público atendido pelo Programa.

“Hoje estamos aqui para jogar o Baleou, um esporte que lembra nossa infância, um jogo de rua que quando criança jogamos e hoje estou participando deste evento como monitora”, disse Angélica Santos, monitora do Corra pro Abraço.

O incentivo à prática esportiva se insere na política de cuidado e redução de danos promovida pelo Corra pro Abraço junto a pessoas atendidas pelo programa.

Foto: Corra pro Abraço

De acordo com a profissional de educação física e ex arte-educadora do Corra pro Abraço, árbitra do torneio de baleou, Daiane Sodré, a educação física é, em si mesma, uma prática de redução de danos.

“Educação física é um conjunto de práticas corporais voltadas para saúde, para a qualidade de vida, e no Programa Corra pro Abraço essas atividades já funcionam como redução de danos, uma vez que essas pessoas gastam energias, liberam e produzem hormônios ligados ao prazer, trabalham a integração e interação, o controle das emoções e são estimulados a beber mais água e a se alimentar”, explica.

Para a Diretora de Acolhimento, Tratamento e Reinserção Social da SUPRAD/SEADES, Alessandra Coelho, a prática esportiva está dentro do escopo da redução de danos praticada pelo programa.

Foto: Corra pro Abraço

“Nós, da Seades, estamos sempre pensando em como fortalecer as estratégias de cuidado em liberdade, de redução de danos, e o Programa Corra pro Abraço traz essa bagagem de pensar a redução de danos sob uma ótica mais ampliada, de acesso a direitos, de acesso a bens culturais, da prática de esportes como uma estratégia de cuidado e está nesses espaços públicos praticando esportes, confraternizando, é também uma estratégia de cuidado.”

O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.

Galeria de fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>