O I Torneio de Baleou do Monitores do Programa Corra pro Abraço movimentou o final de linha da Barroquinha nesta quarta-feira (06), em Salvador. As equipes Sol e Estrela promoveram uma competição pautada no cuidado e com o objetivo final de confraternizar.
A atividade foi protagonizada pelos monitores do Programa, ex-assistidos egressos do curso de Redução de Danos que agora atuam nas equipes do Corra pro Abraço, ampliando e aprimorando práticas de redução de danos junto ao público atendido pelo Programa.
“Hoje estamos aqui para jogar o Baleou, um esporte que lembra nossa infância, um jogo de rua que quando criança jogamos e hoje estou participando deste evento como monitora”, disse Angélica Santos, monitora do Corra pro Abraço.
O incentivo à prática esportiva se insere na política de cuidado e redução de danos promovida pelo Corra pro Abraço junto a pessoas atendidas pelo programa.
De acordo com a profissional de educação física e ex arte-educadora do Corra pro Abraço, árbitra do torneio de baleou, Daiane Sodré, a educação física é, em si mesma, uma prática de redução de danos.
“Educação física é um conjunto de práticas corporais voltadas para saúde, para a qualidade de vida, e no Programa Corra pro Abraço essas atividades já funcionam como redução de danos, uma vez que essas pessoas gastam energias, liberam e produzem hormônios ligados ao prazer, trabalham a integração e interação, o controle das emoções e são estimulados a beber mais água e a se alimentar”, explica.
Para a Diretora de Acolhimento, Tratamento e Reinserção Social da SUPRAD/SEADES, Alessandra Coelho, a prática esportiva está dentro do escopo da redução de danos praticada pelo programa.
“Nós, da Seades, estamos sempre pensando em como fortalecer as estratégias de cuidado em liberdade, de redução de danos, e o Programa Corra pro Abraço traz essa bagagem de pensar a redução de danos sob uma ótica mais ampliada, de acesso a direitos, de acesso a bens culturais, da prática de esportes como uma estratégia de cuidado e está nesses espaços públicos praticando esportes, confraternizando, é também uma estratégia de cuidado.”
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.