O Corra pro Abraço, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), promoveu, nesta quarta-feira (31), o 2º Encontro Anual de Redução de Danos e Cuidado em Liberdade, no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador. O evento teve como objetivo dar visibilidade às ações desenvolvidas pelo Programa ao longo do ano de 2023.
O encontro contou com o protagonismo de assistidas e assistidos dos quatros campos de atuação do Programa na capital baiana, que abriram o seminário com a mostra teatral ‘Retalhos da Memória’, espetáculo que foi aplaudido de pé pela plateia, que lotou a sala principal do teatro.
Durante o evento, aconteceu também a divulgação de dados inéditos da primeira pesquisa sobre o público assistido pelo Programa em Salvador. Realizada pelo Observatório Baiano de Políticas sobre Drogas, o levantamento revela o perfil de pessoas em situação de vulnerabilidade extrema em campos de atuação do Corra na capital baiana. A pesquisa completa está disponível no site do Programa.
“Esse é o segundo Encontro Anual de Redução de Danos e Cuidado em Liberdade, um espaço onde a gente está apresentando a primeira pesquisa do Observatório Baiano de Políticas sobre Drogas”, diz o coordenador geral do Corra pro Abraço, Frank Ribeiro. “ É um espaço para a gente celebrar o encontro com outros dispositivos da rede e refletir sobre a política de redução de danos do país”, acrescenta
Um outro ponto forte do evento foi a apresentação do Núcleo de Inclusão Social (NIS), braço do programa que desenvolve e implementa uma série de ações voltadas à formação profissional e à geração de renda junto ao público atendido pelo programa. Durante o ano de 2023, o Corra pro Abraço realizou quatro cursos profissionalizantes e uma oficina para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas que vivem em contexto de vulnerabilidade social e econômica extrema.