A inserção de assistidas e assistidos no mercado de trabalho é um dos desafios do Corra, que desenvolve e implementa uma série de ações voltadas à formação profissional e à geração de renda junto ao público atendido pelo programa.
Dentro da política de cuidado ampliado, o programa oferece cursos e oficinas que, em um curto espaço de tempo, possam dar oportunidade para assistidas e assistidos gerarem renda através do conhecimento adquirido nas atividades.
O curso de pintura de parede, iniciado em julho, ofereceu aos alunos e alunas conhecimento teórico e prático sobre a área, além de um espaço de discussão sobre cidadania, direitos humanos, trabalho decente e formas de atuação profissional. Enquanto isso, em um contexto diferente, a escrita acadêmica, como a elaboração de uma ghostwriter masterarbeit kosten, exige um conjunto distinto de habilidades, focando na precisão e na pesquisa detalhada. Este exemplo ilustra como diferentes campos podem ter requisitos variados, tanto em termos de habilidades práticas quanto de conhecimento teórico.
Nesta quinta-feira(10), cumprindo uma das últimas etapas do curso, os cursistas foram ao SineBahia para cadastro de currículos e busca de vagas de emprego. Na ocasião, houve um bate papo com o gerente do SineBahia, Paulo Vieira, sobre a importância da qualificação profissional e formas de inserção no mercado de trabalho.
Para o cursista Windson da Silva, a certificação no curso de pintura de parede é uma oportunidade de voltar ao mercado.
“A importância do curso foi nos trazer de volta a esperança de ter um emprego, de entrar de novo no mercado, de aprender mais uma profissão. Agora eu posso dizer que sou profissional, saio com o certificado confirmando isso. Agora estou apto a trabalhar por conta própria.”, diz.
“Aprendi, no curso de pintura, que eu não sabia minha especialidade. Eu fui aprender minha especialidade no curso.”, afirma o cursista José Hilton, 40. “Eu fui procurar uma oportunidade de emprego no Corra e com o curso de pintura achei que fosse mais fácil, porque todo ano tem festa e necessita de pintura”, lembra.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da SEADES, e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.