As eleições serviram de mote para a última oficina do Corra pro Abraço de Vitória da Conquista, realizada na última terça (8). Na atividade, os assistidos foram desafiados a simular uma disputa eleitoral, com formação de chapas e defesa de pautas.
“A ideia principal desse processo era abordar certas questões sociais”, explica Cristiano Martins, arte-educador do Corra Conquista. “Para enxergar não só os momentos em que podemos e devemos cobrar de setores e pessoas públicas, mas também os momentos em que temos a autonomia para fazer acontecer. Porque todos nós somos agentes políticos.”
Após refletirem sobre demandas individuais e melhorias que gostariam de fazer no município, os assistidos formaram chapas, tendo que alinhar as suas ideias e escolher uma pauta específica para defender. Assim, foram discutidos temas como acesso a bens culturais, direitos da comunidade LGBT+ e acessibilidade para PCDs.
A atividade será concluída na próxima terça (15), quando haverá um debate entre todas as chapas e, em seguida, a votação.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.