O município de Feira de Santana, no Portal do Sertão, passou a contar com uma nova unidade do Programa Corra pro Abraço, voltado ao cuidado e atenção às pessoas em situação de rua e jovens em situação de vulnerabilidade social. O equipamento foi inaugurado nesta quinta-feira (13), contando com a presença de representações do Sistema de Justiça, autoridades locais, de movimentos sociais, dentre outros segmentos.
Vinculado à Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), o serviço chega à cidade com o objetivo de contribuir para que sejam garantidos os direitos de e o cuidado integral a pessoas que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas (SPA) e se encontram em situação de rua, estão em conflito com a lei ou em situação de vulnerabilidade social e econômica extrema no município.
O equipamento dispõe de equipe multidisciplinar composta por redutor de danos, psicólogo, assistentes sociais, educador físico e jurídico e arte-educador, que irão acolher pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no município de Feira de Santana.
A titular da Seades, Fabya Reis, ressalta que a iniciativa é uma importante aliada para a proteção social e garantia dos direitos humanos. “Esse programa faz parte da política de redução de riscos e danos, voltada a segmentos como população em situação de rua. Fortalece a perspectivas do cuidado, sendo articulado de maneira transversal com diversos setores. Vamos avançar ainda mais na expansão do Corra, inclusive inaugurando, na próxima semana, outra unidade em Vitória da Conquista”, ressaltou durante o evento, ao lado do superintendente de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis, Gabriel Oliveira.
O coordenador do Corra pro Abraço, Frank Ribeiro, destacou que o momento é de avançar na garantia de direitos. “Nesse mês o Corra completa dez anos. A gente atuou em Feira nos anos de 2017 e 2018 e retorna ampliando nossos serviços, porque a gente também vai trabalhar com juventude, além do público de rua. Isso é importante no sentido de ofertar uma tecnologia e metodologia que já está consolidada e agora é oferecida para outros municípios
“O Corra pro Abraço retornou no momento que eu mais precisava. O pessoal do ‘Corra’ além de escutar, acha uma solução e gosta de ajudar. Conheço desde 2018 e me apoiou nas demandas jurídicas. É um projeto que ajuda na redução de danos da pessoa que está em uso de álcool e drogas e às vezes nem usa, mas está ali na rua com alguns vínculos interrompidos. O Corra pra mim é solidariedade, humildade, compaixão e amor”, disse Jussara Silva, 33 anos, assistida do programa em Feira de Santana.
Com a unidade implantada em Feira, serão três equipamentos em funcionamento no estado, que atuarão na promoção da cidadania e garantia de direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica extrema.
O Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD), da SEADES, e tem como entidades gestoras a Comunidade Cidadania e Vida – COMVIDA e a Cipó – Comunicação Interativa.