Nesta segunda-feira (30), dezenas de jovens vinculados ao Programa Corra pro Abraço marcaram presença na Conferência Livre “Pra que me Olhar Assim?”. O evento, que discutiu o tema juventude negra e segurança pública, ocorreu no Centro Cultural Plataforma, reunindo a juventude de diversos lugares, dentre eles coletivos da Região Metropolitana de Salvador, de municípios do interior do estado e de Olinda, em Pernambuco. Pelo Corra Juventude participaram jovens acompanhados nos territórios de Plataforma e do Beiru, além daqueles que realizam o curso profissionalizante de assistente de palco.
O evento foi realizado pela CIPÓ – Comunicação Interativa e pelo Consórcio das Juventudes do Semiárido. Através de grupos de trabalho, a juventude se debruçou a partir do tema central para dialogar subtemas, como: políticas de desencarceramento da Juventude Negra; prevenção aos homicídios de jovens negros/as; Redução de Danos; Segurança e Comunicação e promoção da vida e do bem-viver. Após as contribuições que foram expostas pelos relatores, o documento foi discutido e aprovado pela juventude presente durante a plenária. Agora as propostas aprovadas seguem para devidos encaminhamentos aos órgãos de atuação responsáveis.
Jovens do Corra se destacaram enquanto relatores de seus grupos e tiveram a missão de apresentar e defender as propostas na plenária geral. Edilson Oliveira Azevedo Rangel, 18 anos, acompanhado no bairro de Plataforma defendeu as propostas do grupo de trabalho Políticas de Desencarceramento da Juventude Negra. Já Guilherme Souza Silva – 18 anos, do Beiru relatou as propostas do grupo Políticas de Valorização da Vida e do Bem-viver.