Parceria entre Cruz Vermelha e Corra pro Abraço leva 120 cartões-alimentação para famílias de Salvador

Foto divulgação

Uma ação de combate à insegurança alimentar causada pela pandemia do Covid-19, realizada pela Cruz Vermelha, contemplou 120 famílias assistidas pelo Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS). Nesta terça-feira (30), pessoas acompanhadas pelo Corra Rua e Corra Juventude, receberam cartões-alimentação.

Pela manhã, a entrega aconteceu na sede do Corra, no bairro de Nazaré, quando a assistida pelo programa e beneficiada pela parceria com a Cruz Vermelha, Vilma Reis destacou a importância da iniciativa.

“O Corra me abraçou no momento em que eu estava mais precisando e esse suporte que estamos recebendo hoje, principalmente no final de ano, em que a nossa situação fica mais apertada, chega em boa hora. Só posso agradecer pelo olhar cuidadoso”, pontuou ela.

A superintendente de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da SJDHDS, Denise Tourinho, presente na entrega, pontuou que todos os esforços são para minimizar os impactos da pandemia, principalmente com as populações mais vulneráveis, e a parceria com a Cruz Vermelha vem para somar.

“Estamos vivendo uma pandemia devastadora, com milhares de mortes, e tudo isso somado a uma crise gravíssima que tem gerado fome e imposto muitas dificuldades de acesso a direitos básicos do cidadão. Nossa atuação tem sido para apoiar essas pessoas e quando um organismo internacional como a Cruz Vermelha nos aciona, a gente se fortalece para fazer ações como essa chegarem às pessoas que mais precisam”, pontua ela.

O coordenador do Departamento Nacional de Gestão de Riscos e Desastres da Cruz Vermelha, Leonardo Ali, explicou a ação e pontuou o entusiasmo em conhecer o trabalho desenvolvido pelo Corra.

“Nós atuamos em desastres que pelo país, só que no contexto da pandemia, além desse trabalho, nós estamos coordenando programas específicos como esse de segurança alimentar, para apoiar as pessoas mais atingidas pelas situações de vulnerabilidade agravadas nesse período pandêmico. Esse valor fortalece a segurança alimentar e também apoia o comércio local. Tivemos a oportunidade de estabelecer essa parceria com o Corra e conhecer de perto o trabalho desenvolvido. Nosso objetivo é que possamos estabelecer novas parcerias”, destacou.

Além dos cartões-alimentação, kits com materiais de higiene e EPI’s para o combate a COVID-19 também serão doados pela instituição. A ação também vai distribuir insumos hospitalares e EPI’s.
Nas entregas da tarde, jovens assistidos pelo Corra Juventude, também receberam os cartões, na Associação de Moradores de Plataforma (ALPA), e, numa roda de conversa com os representantes do Corra e da Cruz Vermelha, diversos depoimentos de agradecimento surgiram, a exemplo da jovem Jéssica Costa.

“A fome não espera. Eu e todos nós que estamos aqui fomos atingidos por essa pandemia e vimos nossa situação ficar bastante complicada, sem ter acesso ao básico. O apoio do Corra é fundamental e receber da equipe da Cruz Vermelha mais esse apoio, só nos dá mais motivos para agradecer”, enfatizou.

O foco do Corra pro Abraço é a garantia de direitos e quando fomos acionados pela Cruz Vermelha, para que a gente pudesse identificar as pessoas para serem beneficiadas com essa ação, nós priorizamos jovens e mulheres que já enfrentaram diversos contextos de violações de direitos”, explicou Emanuelle Santos, diretora de Prevenção e Redução de Danos da SJDHDS.

Ainda no encontro, apresentações culturais, exposição e uma homenagem também foram realizadas por jovens do Corra pro Abraço.