O trabalho do Programa Corra pro Abraço na Vara de Audiência de Custódia tem se mostrado de fundamental importância para custodiados e familiares que precisam de orientação e apoio jurídico durante o Carnaval de Salvador de 2024.
Durante o período, a demanda por suporte e apoio jurídico aumentou em meio ao crescimento do número de cumprimento de prisões no contexto do Carnaval. De acordo com a Educadora Jurídica, Alessandra Coelho, a maioria das prisões está acontecendo nos circuitos da festa por meio de reconhecimento facial.
“As famílias chegam desorganizadas no sentido de não ter informação sobre a prisão, sobre o processo, inclusive situações de processos antigos, em que as pessoas achavam que tinham sido finalizados”, acrescenta Alessandra.
Após o acolhimento inicial, custodiados e familiares são acompanhados pelas equipes do Programa na Vara de Audiência de Custódia, com apoio e suporte jurídico, e são encaminhados para serviços parceiros da rede de Justiça, principalmente para a Defensoria Pública.
O alta de demandas surpreendeu as equipes da Vara de Audiência de Custódia, que estiveram que estender o horário de atendimento durante o período.
“Neste contexto festivo do carnaval, a gente teve um fluxo bem maior do que a gente esperava. A gente tem estendido nosso horário aqui para que a gente possar dar o suporte a essas pessoas, especialmente aquelas que não sabem dos procedimentos de uma audiência de custódia”, avalia a Supervisora de Campo, Cecília Mota.
“Diante da alta demanda, temos tentado fortalecer a equipe e os atendimentos junto à Defensoria e à Vara para dar o melhor suporte e o melhor cuidado possível naquilo que a gente acredita .”, defende Cecília.
Atuando desde 2016 na Vara de Audiência de Custódia, o núcleo realiza acolhimento, atendimento e acompanhamento de pessoas que estão em situação de rua ou vulnerabilidade social e econômica, bem como seus familiares, que passam por audiências de custódias e precisam de auxílio e apoio jurídico.