O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, deu início, na última sexta-feira (26/3) ao terceiro ciclo da Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis – um projeto de formação continuada, em parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcante.
A capacitação tem o objetivo de compartilhar metodologias para o trabalho em campo, acompanhamento dos casos e desenvolvimento de tecnologias para adaptação dos processos de cuidado nos tempos de pandemia. Neste primeiro módulo, voltado exclusivamente para as equipes do Corra pro Abraço, foram discutidos os processos de trabalho durante a pandemia, os protocolos de prevenção à Covid-19 e o manejo do cuidado, através de estudos de casos.
Com carga horária total de 120 horas, este ciclo foi pensado em 15 módulos independentes com carga horária de 8h e certificação individual. Cada módulo abordará um tema tangente ao trabalho em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis, partindo de uma abordagem transdisciplinar.
As primeiras edições do ciclo de Capacitação em Redução de Danos com foco na atenção às populações urbanas vulneráveis aconteceram entre os anos de 2017 e 2019, e contaram com a participação de agentes das Redes de Cuidado e Atenção às populações vulneráveis de Salvador.
Pela característica virtual/remota desta edição, as vagas das próximas edições serão disponibilizadas para pessoas de todo o Brasil, com inscrições gratuitas e abertas até o preenchimento das turmas.