#CorraParaAPrevenção – Boletim 45: Corra pro Abraço chega em 6 mil atendimentos em Salvador em 2021

Foto: Manoel Neto (Acervo Corra pro Abraço)

O Programa Corra pro Abraço (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia), segue realizando ações de Redução de Danos, promoção de cuidado e Direitos para pessoas em situação de rua, jovens em situação de risco e pessoas (e famílias) que passam pelas audiências de custódia, em Salvador.

Na última semana (3 a 7 de maio), o Programa realizou 381 atendimentos, com distribuição de 197 kits-lanche, no âmbito da campanha #CorraParaAPrevenção, nos territórios da Gamboa, Água de Meninos, Pela Porco, Comércio, Gravatá, Aquidabã, Piedade, Largo dos Mares, Ladeira da Fonte das Pedras (Nazaré) e na Vara de Audiências de Custódia. Em 2021, as equipes já realizaram 6164 atendimentos, entregaram 1286 kits-lanche, 283 máscaras e distribuíram 19 cestas básicas nos territórios cobertos pelo Corra.

As equipes multiprofissionais do Corra seguem atuando no acompanhamento psicossocial, oficinas e articulação em rede junto a jovens de Fazenda Coutos, Beiru/Tancredo Neves, Boqueirão/Nordeste de Amaralina e Plataforma. Na terça, aconteceu oficina de Desenvolvimento Pessoal e na quinta, oficina de vídeo, fotografia, design e estamparia.

Nos campos do Aquidabã e Piedade, a equipe tem trabalhado no monitoramento em
relação à vacinação das pessoas, em articulação com o Consultório na Rua, sempre em busca de uma ação coordenada no território, para os atendimentos na área da Saúde.

A equipe de extensão percorreu a Baixa dos Sapateiros, Gravatá, Ladeira de Santana, Comércio, Gamaleira e Pela Porco nesta semana, realizando atendimentos e acompanhamentos de assistidas e assistidos do Programa. As equipes do Corra apontam um aumento no uso de substâncias psicoativas, sobretudo o alcool e inaláveis, também nos territórios de Água de Meninos e na Gamboa. A avaliação é que o aumento da fome e das vulnerabilidades influenciam diretamente no aumento e desorganização no uso.

O Programa tem identificado uma potente multiplicação do cuidado sobretudo nos territórios com aumento do uso. Pessoas que passaram, estão passando ou ainda vão passar pelo curso de Redução de Danos seguem atuando como redutoras e contribuindo centralmente para a produção de cuidado das que estão em maior situação de vulnerabilidade.

No Largo dos Mares, a Unidade de Apoio na Rua (UAR) segue sendo um ponto de concentração das demandas de pessoas em situação de vulnerabilidade dos terrirórios na Cidade Baixa. Nesta semana, a equipe esteve em uma reunião com a Secretaria Municipal de Promoção Social de Salvador (SEMPRE) , o Conselho Tutelar, a Policia Militar, a Policia Civil, o Ministério Público e a Prefeitura Bairro, para discutir sobre uma reforma no Largo e como ela pode afetar a vidas das pessoas que vivem no território. O Corra pro Abraço seguirá acompanhando a dinâmica para garantir a permanência do cuidado e do serviço mesmo durante as obras.

Também aconteceu nos Mares uma ação conjunta com o CCIPD – Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres, onde foram compartilhadas com os e as assistidas, informações sobre o Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas (CATA). A equipe do Corra e do Centro seguem dialogando possibilidade de parcerias em ações pedagógico-culturais no território.

Na UAR da Ladeira da Fonte das Pedras, a demanda principal segue sendo pela emissão de documentação e orientação jurídica, para além da utilização da unidade para banho, uso de sanitário e busca por insumos de Redução de Danos. Houve também uma oficina de jardinagem com o Canteiros Coletivos, para mobilizar a turma para o curso de Sistemas e Produtos Permaculturais.


Com o objetivo de arrecadar alimentos, máscaras de qualidade e itens de higiene pessoal para pessoas em situação de rua ou em outras vulnerabilidades, o Corra também integra a ação #SOSPOPRUA, iniciativa em rede que compreende o Movimento Nacional de População de Rua, Coletivo Solidários da Rua, Pega Visão (EAUFBA), Mouraria 53, Espaço Esse É Nosso, Biblioteca Comunitária Zeferina, Associação de Moradores de Plataforma, Projeto Ensinar é Aprender a Viver (Fazenda Coutos), Associação de Moradores Nova República (Santa Cruz).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>