#CorraParaAPrevenção – Boletim 46: Acompanhamento da vacinação da POP RUA e atividades de reflexão sobre o 13 de maio marcam ações do Programa

O Programa Corra pro Abraço da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, segue com ações de prevenção da Covid-19 em Salvador, junto à pessoas em situação de rua, jovens em situação de risco e pessoas que passam pelas audiências de custódia, com ações de Redução de Danos, promoção de cuidado e direitos.

Entre os dias 10 e 14 de maio, o Programa realizou 551 atendimentos, com distribuição de 162 kits-lanche nos territórios da Gamboa, Água de Meninos, Aquidabã, Piedade, Largo dos Mares, Ladeira da Fonte das Pedras (Nazaré) e na Vara de Audiências de Custódia. Em 2021, as equipes já realizaram 6745 atendimentos, entregaram 1444 kits-lanche e distribuíram 19 cestas básicas nos territórios cobertos pelo programa.

As equipes multiprofissionais do Corra pro Abraço estão acompanhando, através da articulação em rede, a vacinação da população em situação de rua. As atividades do curso “Agentes de Redução de Danos e Referência de Campo” acontecem semanalmente no Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da população LGBTQI+ (CPDD) do Casarão da Diversidade, no Pelourinho. Na última semana, a turma contou com a apreciação de bens culturais, através da performance “Dançando a preservação de si”, realizada pelo arte-educador Lucas Lemos, e também com acompanhamentos e orientações sobre a vacinação.

Nos campos de Aquidabã e Piedade, ocorreram atividades de arte-educação que culminaram em conversas sobre o mundo do trabalho e estratégias para aumentar os níveis de empregabilidade. Em roda com o público assistido, a equipe levou a música ’14 de maio’ de Lazzo Matumbi, para pensar questões relacionadas ao tema da abolição e das consequências do racismo mesmo no período pós-escravagista.

A equipe de arte-educação marcou presença também nos campos da extensão, com distribuição de zine informativo e estratégias lúdicas de conscientização sobre a pandemia, vacinação e medidas de prevenção.

Nos campos de Gamboa e Água de Meninos, a equipe segue atuando com ações de Redução de Danos e acompanhamento das situações de uso excessivo de substâncias psicoativas, também com atividades de arte-educação enquanto estratégia de construção de vínculo.

Na Unidade de Apoio na Rua (UAR), a semana foi marcada por uma intensificação dos atendimentos, bem como da oficina de Leitura e Escrita, que teve início na última semana. A equipe contou ainda com a visita de representantes do Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres, das Obras Sociais Irmã Dulce, onde foram discutidas possibilidades de parceria. Na UAR da Ladeira da Fonte das Pedras, destacaram-se demandas de emissão de documentos, além do início do curso em Produtos e Sistemas Permaculturais, realizado em parceria com o Canteiros Coletivos.

Com o objetivo de arrecadar alimentos, máscaras de qualidade e itens de higiene pessoal para pessoas em situação de rua ou em outras vulnerabilidades, o Corra também integra a ação #SOSPOPRUA, iniciativa em rede que compreende o Movimento Nacional de População de Rua, Coletivo Solidários da Rua, Pega Visão (EAUFBA), Mouraria 53, Espaço Esse É Nosso, Biblioteca Comunitária Zeferina, Associação de Moradores de Plataforma, Projeto Ensinar é Aprender a Viver (Fazenda Coutos), Associação de Moradores Nova República (Santa Cruz).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>