A jovem estudante Marcella dos Santos (18), moradora de Plataforma e acompanhada pelo Programa Corra pro Abraço, conquistou nesta quinta-feira (22) o direito de retificar o nome na Certidão de Nascimento de acordo com sua identidade de gênero. A conquista contou com uma articulação entre a equipe do Corra Juventude e da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/Ba).
Foi a cantora Majur quem inspirou Marcella, ao efetivar este direito através do 5° Mutirão de Adequação de Nome e Gênero da DPE no Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro. “Eu comecei meu processo no mutirão e continuei na luta, mesmo depois que acabou, conseguindo emitir a nova certidão agora, alguns meses depois”, relatou.
Marcella foi acompanhada pela assistente social Deise Fatuma, pelo psicólogo Igor Mesquita e pelo educador de design Aléx Igbo. Ela conheceu o Corra através de uma amiga e logo passou a frequentar as atividades que o Programa desenvolve na Associação de Moradores de Plataforma (Ampla).
A jovem avalia que a nova certidão será mais uma ferramenta, agora do ponto de vista legal, para a sua busca pela conquista de direitos e respeito, em todas as esferas da sociedade. “Hoje mesmo vou ligar para o diretor da minha escola. Quero que meu nome seja corrigido em todos os registros. Quero poder me sentir bem e reconhecida”, comemorou.
O Programa Corra pro Abraço realiza o trabalho de Redução de Danos com jovens em situação de vulnerabilidade e risco nos bairros do Boqueirão (Nordeste de Amaralina), Fazenda Coutos, Beiru (Tancredo Neves) e Plataforma. Além da articulação em rede para efetivação de direitos, o Programa atua na produção de cuidado e cidadania através da Educomunicação.